O mês de agosto será repleto de shows em São Paulo, entre os dias 11 e 31 o estado recebe um dos shows mais aguardados do momento, o da cantora espanhola Rosalía, que faz uma apresentação única no país na capital paulista no Espaço Unimed. Para quem gosta do universo Star Wars, o Vibra São Paulo, em Santo Amaro, recebe a Orquestra Sinfônica Villa Lobos tocando a trilha sonora do longa Star Wars: O Império Contra-Ataca. A cantora Sandy abre sua nova turnê no Espaço Unimed. Maria Bethânia canta as músicas do documentário “Fevereiros” no Vibra São Paulo.

Foto: Freepik

Thiaguinho e Belo fazem um show de encontro de gerações no Pavilhão do Pacaembu. João Bosco toca no Blue Note, na Bela Vista e no Sesc Pompéia ao lado de Hamilton de Holanda. Arlindinho faz um show em homenagem ao pai Arlindo Cruz na Casa Natural Musical, em Pinheiros. Hermeto Pascoal e sua banda fazem um show no Blue Note. Mallu Magalhães faz apresentação inédita do álbum “Esperança”, no Tokio Marine Hall, em Bragança Paulista.  Ney Matogrosso se apresenta no Vibra São Paulo com a turnê “Bloco de Rua”. Para fechar o mês, a cantora Demi Lovato se apresenta no Espaço Unimed com a turnê “Holy Fvck Tour”.

Devido aos muitos shows, a chances de pessoas caírem em golpes na hora de comprar o ingresso é grande. Essa não é uma situação incomum e nem restrita ao universo do entretenimento. Qualquer evento que movimenta público pode entrar na mira de golpistas, que atuam com fraudes e ingressos falsos, trazendo prejuízo para o consumidor e para a cadeia produtiva de eventos.

“Com a crescente reabertura do mercado de eventos, também devemos ver rapidamente a intensificação de golpes relacionados à compra de ingressos”, alerta Leandro Reinaux, CEO da Even3 startup que oferece uma plataforma intuitiva para a organização de eventos.

Pensando nisso, Leandro traz algumas dicas para consumidores não caírem em golpes e se protegerem. Confira:

1- Evite promoções exageradas

Desconfie de sites que praticam valores abaixo do mercado ou muito acima. Esses sites além de não serem seguros, muitas vezes exigem um preenchimento cadastral prolongado, ou seja, pense e analise antes de seguir para a parte de pagamentos.

2- Pesquise a empresa

Antes de entrar em um site e comprar ingressos, verifique a reputação da empresa. Elas são obrigadas a oferecer a razão social, CNPJ, endereço e telefone na página inicial. Se não tiver essas informações visíveis, não compre.

3- Verifique informações de outros clientes

Muitos consumidores emitem opinião sobre suas experiências nos sites. Verifique nas redes sociais se existe reclamações por conta do serviço oferecido pela empresa. Já no Google, os clientes podem fazer comentários e avaliações com estrelas, um bom mecanismo para verificar a reputação da empresa e se deve comprar ou não.

4- Verifique o site

Além de averiguar os dados do estabelecimento, o site precisa para a compra do ingresso precisa ser seguro. Na barra URL depois do “HTTP” é preciso ter a letra ‘S’, que significa segurança. Fora isso, verifique se aparece na barra de busca aparece um cadeado, pois ao clicar nele aparece um pop-up com informações de segurança e autenticidade do site.

5 – Cuidados com grupos nas redes sociais

Fique atento quando alguém anunciar a venda de ingressos nas redes sociais, o primeiro passo deve ser fazer uma análise cuidadosa do perfil do anunciante, vá até a página pessoal e verifique as principais informações como cidade, local de trabalho e fotos disponíveis. Isso ajuda a diferenciar perfis “fakes e anônimos” que usam apenas para possíveis golpes.

“Além disso, vale também procurar a quantidade de grupos que a pessoa participa e também o número de amigos recentes, caso essas informações estejam disponíveis” comenta Leandro