Prefeitura de Barueri inaugura Praça das Artes e quer ser referência de cultura e arte no Estado de São Paulo
Concebido pelo arquiteto Ruy Ohtake, complexo cultural já nasce como marco na história de cidade e região
Um complexo cultural com mais de 20 mil m2, às margens da rodovia Castelo Branco, dedicado à música, dança, teatro, artes visuais, circo e outras atividades artísticas, assinado pelo arquiteto Ruy Othake (1938-2021). Esta será a Praça das Artes, espaço que a Prefeitura de Barueri inaugura no dia 22 de outubro, para estimular a produção de conhecimento e fazer da população protagonista da cultura.

O projeto tem potencial para revolucionar a forma como se pensa arte e cultura no Brasil, afirma o prefeito de Barueri, Rubens Furlan. “Garantir a democratização e o acesso aos bens culturais para a população de Barueri é o grande intuito desse investimento feito pela Prefeitura da Cidade, que tem planos ambiciosos para o projeto. Com a Praça das Artes, aqui, sem sombra de dúvidas, será o centro das artes da região oeste da grande São Paulo. É daqui que sairão os grandes artistas da nossa região,” reforça ele.
A arquitetura contemporânea e colorida do projeto de Ohtake proporcionará à população da região espaços agradáveis e de boa convivência. A edificação se divide entre a Praça das Artes, Teatro e a Secretaria da Cultura, que também ocupará o espaço.
O Teatro com capacidade para 952 pessoas contempla palco para ensaios e apresentações, fosso para orquestra com até 80 músicos, cenário, backstage, foyer térreo e superior – além do conservatório municipal e das salas para ensaio. Toda essa estrutura, desenvolvida com iluminação e acústica de última geração, preparado para receber grandes espetáculos e aumentar a capacidade de atendimento para, aproximadamente, 10 mil alunos.
A programação do local será distribuída em cinco andares e se organizará em torno de um grande átrio central que integra visualmente três níveis. Os espaços vão abrigar oficinas de artes visuais e plásticas, salas de aulas para artes visuais, de teatro, música e dança, auditório para até 130 pessoas, espaço para leitura um bar e restaurante.
Programação diversificada e capacidade de público de mais de 300.000 pessoas por ano
Para marcar a abertura do espaço no sábado dia 22 de outubro, a Praça das Artes vai receber o espetáculo “Cinema in Concert”, concerto que une a tecnologia da projeção a grandes clássicos do cinema mundial, com regência do maestro João Carlos Martins.
Na ocasião, ele estará acompanhado pela Bachiana Filarmônica SESI-SP e os solistas Karen Stephanie e César Camargo, e conduzirá a plateia através das emoções de trilhas já clássicas, como My Own True Love, de Max Steiner para E o Vento Levou, Smile, composta por Charlie Chaplin originalmente em 1936 para seu filme Tempos Modernos, The Godfather Theme, música de Nino Rota consagrada em O Poderoso Chefão, o Love Theme de John Williams em Cinema Paradiso, Summer Nights, escrita por Jim Jacobs e Warren Caseye eternizada por John Travolta e Olivia Newton John em Grease, o tango inesquecível de Carlos Gardel Por Una Cabeza, tema de Perfume de Mulher, sem esquecer de Tico-Tico no Fubá, parte da trilha do filme homônimo dirigido por Adolfo Celi para a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, e um medley de composição de John Williams para o cinema, com Tubarão, E.T. e Indiana Jones.
Já no domingo, dia 23, público poderá se divertir com o musical “Barnum – O Rei do Show”. O espetáculo é uma adaptação da obra de Mark Bramble para a Broadway que estreou nos anos 1980 e conta a história de Phineas Taylor Barnum (ou P. T. Barnum, como ficou conhecido), um empresário do setor de entretenimento do século 19 que criou, de certa forma, o circo tal como chegou aos nossos dias. O musical ganhou também uma versão para o cinema em 2017, com Hugh Jackman no papel principal, e já recebeu diversos prêmios Tony, o Oscar do teatro.
“Este é só o começo. Com estrutura, tecnologia, acessibilidade e conforto queremos ampliar a oferta de espaços adequados na cidade para a formação artística das nossas crianças, jovens e adultos, nas áreas de música, teatro, dança e artes plásticas, que agora será neste novo complexo cultural” – diz o secretário de Cultura e Turismo de Barueri, Jean Gaspar.
Sobre a Praça das Artes e seus números
O projeto arquitetônico da Praça das Artes está alinhado com o projeto cultural e artístico da cidade. Dentre tantas, uma das principais preocupações é a acessibilidade. A outra, é ampliar a oferta de estrutura adequada na cidade para a formação cultural e artística da população.
A Praça das Artes em números:
▪ Área construída: 22 mil m2 distribuídos em 3 andares;
▪ 1 Teatro de Câmera para 952 pessoas e com capacidade para uma Orquestra de 80 músicos;
▪ 1 Palco aberto
▪ 1 Auditório para 130 pessoas;
▪ Espaços Multiculturais espalhados pelos andares;
▪ Espaço de Convivência;
▪ 12 Salas de Aula para Música;
▪ 12 Salas de Aula para Oficinas de Artes Visuais e Plásticas;
▪ Local aberto para Oficinas de Cenários, Figurinos e Artesanato;
▪ 5 Salas de Aula de Dança;
▪ 3 Salas de Aula de Teatro;
▪ 1 Sala Multimídia;
▪ 1 Espaço de Leitura;
▪ 6 Salas para Meetings e Palestras;
▪ 283 vagas de estacionamento para carros e motos
▪ 42 vagas para bicicletas
– Local com acessibilidade.
Serviço – Inauguração Praça das Artes
22 de outubro, sábado.
17h – Início do Coquetel para convidados
Apresentação do FLASH MOB – SPACE MAGIC com alunos da Prefeitura.
Apresentação do BALLET AÉREO – CIA BASE
20h – Espetáculo JOÃO CARLOS MARTINS E O CINEMA IN CONCERT
Horário: 20h
Duração: 90min.
Classificação: Livre
Evento fechado para convidados
23 de outubro, domingo
“BARNUM – O REI DO SHOW”
Horários: 15h e 19h30
Classificação: Livre
Capacidade de lugares: 952
Entrada Franca
www.bilheteriaexpress.com.br ou até 2 horas antes de cada apresentação na bilheteria do teatro.
Endereço: Praça das Artes – Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255. – Jardim dos Camargos – Barueuri – SP