Entre os dias 12 e 15 de setembro, o Parque da Água Branca será o palco do Revelando SP, o maior festival de valorização da cultura tradicional paulista.
Com entrada gratuita, o evento, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte, oferece uma rica programação, na qual a diversidade musical ancestral é fortemente representada, com batuques de raízes na África, artesanato e produções indígenas, refletindo a riqueza cultural de diferentes comunidades do estado.
Na programação musical, destacam-se as apresentações de Sapopemba e Ellen Oléria, que trarão ao público uma mistura de ritmos e tradições.
Além disso, o evento oferece o Encontro dos Tambores e o Encontro de Congadas e Moçambique, que prometem envolver o público com a força dos batuques. A musicalidade indígena também estará presente, representada por São Vicente, que trará um coral indígena à edição paulistana do Revelando SP.
O artesanato, um dos pilares do festival, estará amplamente representado por artesãos que levarão ao festival objetos produzidos nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem e artes variadas em fibras, cipós, papel e palha.
Esses trabalhos refletem a arte criada em todo o estado, por sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.
Entre os destaques do artesanato indígena, São Bento do Sapucaí trará a Arte no Quilombo, Guarulhos apresentará uma rica variedade de produtos, incluindo cachimbos, paus de chuva, maracás, cocares, apitos, zarabatanas, animais entalhados em madeira, além de pintura corporal e artesanato indígena.
Outras contribuições notáveis incluem a cestaria de fibras naturais de Itanhaém, o artesanato indígena Tupi-Guarani da Aldeia Poty’i, as tradições Kaimbé e Kariú Kariri de Itaquaquecetuba, e o artesanato e literatura indígena de Itapecerica da Serra e São Paulo, com a Cultura Fulni-ô.
Sobre o Revelando SP
O Revelando SP, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.
Na culinária, o Revelando SP sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.
Os artesãos, por sua vez, levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.
As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.
Cinco edições em 2024
Em 2024, o Revelando SP foi expandido para cinco edições: Barreto, em maio; Iguape, em junho; São José dos Campos, em julho; Presidente Prudente, em agosto; e São Paulo, setembro.
SERVIÇO
Evento: Revelando SP São Paulo
Data: De 12 a 15 de setembro, a partir das 10h
Local: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455)
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004.
Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.