Festival Feira Preta anuncia datas para 2025

O Festival Feira Preta, o maior festival de cultura e economia criativa negra da América Latina, confirmou sua próxima edição e anunciou as datas para 2025. O evento será realizado nos dias 02, 03 e 04 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, seguindo o tema “Ser Feliz é a Nossa Revolução”. As atrações para a edição de 2025 ainda não foram anunciadas, assim como a data de início da venda de ingressos.

Ilustração colorida com fundo preto do Festival Feira Preta - Divulgação - Festivais e shows Afro 2024
Festival Feira Preta – Divulgação – Festivais e shows Afro 2024

Este ano, o festival celebrou sua 22ª edição, realizada de 03 a 05 de maio, ocupando 200 mil m² do Parque Ibirapuera.

O evento atraiu mais de 60 mil pessoas nos três dias. Em sua maior edição, contou com a presença de marcas como Doritos®, Mercado Livre, Mercado Pago, SEDA® e Budweiser, além do patrocínio de VIVO e Beats, e parceria com a URBIA.

Além disso, também levou mais de 5 mil pessoas para o figital (físico + digital) no metaverso e lançou o Mapa Zumbi dos Palmares no Fortnite, em parceria com a Salve Games, fortalecendo o Festival também como território de tecnologia realizada por mãos negras.

Com 160 atrações, incluindo shows, painéis, intervenções artísticas e uma feira de produtos e serviços de empreendedores negros, o evento gerou 600 empregos diretos e uma estimativa de mais de 1200 indiretos, movimentando R$ 1.335.000,00 em vendas para mais de 150 empreendedores negros.

“Estamos muito animados em anunciar a realização de mais uma edição do Festival Feira Preta, um espaço onde celebramos a cultura afro-brasileira em toda a sua riqueza e pluralidade. Este festival é mais do que um evento, é um espaço de fortalecimento e valorização da nossa criatividade e inventividade, e mais uma vez, reforçaremos a ‘felicidade preta como revolução’. Queremos destacar a importância da alegria, do bem-estar, da prosperidade financeira e da realização pessoal na vida da população negra”, afirma Adriana Barbosa, fundadora do Festival Feira Preta.

O Festival Feira Preta é o único de seu porte idealizado e realizado por uma mulher negra brasileira.

Adriana Barbosa, há mais de 20 anos, potencializa a cultura, o entretenimento e o empreendedorismo negros. A programação plural do festival reflete sua visão sistêmica sobre a criatividade e a inventividade negra, com grandes shows, talks, desfiles de moda, espaço de beleza, programação infantil, ativações de marca, mapeamento e, na última edição, integração com o metaverso.

Fundado em 2002, o Festival Feira Preta nasceu para a venda de produtos e serviços de empreendedores negros. Ao longo desses 21 anos, mais de 250 mil pessoas, 7 mil artistas, 3 mil empreendedores do Brasil e de outros países da América Latina já passaram pelo evento. No formato online, em 2020 e 2021, foram mais de 65 milhões de views. Ao todo, com as vendas de produtos e serviços de afroempreendedores, já movimentou mais de R$ 15 milhões diretamente.

“O Festival Feira Preta é um lugar onde podemos ser quem desejamos, existir sem medo, ser e nos reconhecermos abundantes. E é por este motivo que o reestruturamos, para se tornar algo ainda maior e possível de experiências, trocas e felicidades coletivas”, completa Adriana.

Sobre o Festival Feira Preta

Criado em 2002, no formato de feira e com foco na venda de produtos de empreendedores negros, o Festival Feira Preta, com o passar dos anos, se tornou referência em lifestyle, tendências, empreendedorismo, impacto e o que há de mais inventivo e inovador na criatividade afrobrasileira. O evento reúne, também, diversos artistas e empreendedores negros expoentes no Brasil e de outros países da América Latina, tornando-se assim um dos maiores festivais de cultura negra latino-americana.

Sobre a PretaHub

A PretaHub é um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de vinte e um anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil.

O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora. Saiba mais através do site: Link