A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa apresenta nesta quinta-feira (22) o show do Art Metal Quinteto, considerado o mais importante grupo de música de câmara no Brasil. O espetáculo integra a programação cultural em comemoração ao bicentenário da Independência e acontece presencialmente no Museu do Café (Santos), equipamento do governo de São Paulo, a partir das 15h, com entrada gratuita. Interessados poderão assistir também a apresentação de forma virtual, por meio da plataforma e do aplicativo #CulturaEmCasa (www.culturaemcasa.com.br).

Art Metal Quinteto | Divulgação

Para o show, o Art Metal Quinteto escolheu trechos de operetas do repertório de Henrique Alves de Mesquita, compositor negro do Império e pioneiro por introduzir o chamado tango brasileiro no país. “Henrique viveu no século XIX e foi um dos músicos mais conceituados da época,  foi um dos protegidos do imperador Dom Pedro II e considerado, por Machado de Assis, o Beethoven brasileiro tamanha sua importância”, afirmou Eliezer Rodrigues, tubista do grupo.

“Com a apresentação do Quinteto em Santos, começamos a nos despedir da programação que nos envolveu por tantos e tantos meses, num processo de curadoria impecável realizada por equipes muito comprometidas do governo, dos municípios e da sociedade civil”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, organização social de cultura ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Além de um lugar lindo e apropriado, a escolha do Museu do Café considerou ainda a coincidência de datas, visto que também neste mês o prédio que abriga o Museu do Café completa 100 anos”.

A construção da Bolsa de Café esteve inserida no contexto da comemoração do Centenário da Independência em 1922. “Poucas datas comemorativas mobilizaram tanto o poder público, a intelectualidade e o meio artístico como essa”, diz Bruno Bortoloto, historiador e pesquisador do Museu do Café. “Mais do que uma mera solenidade, foi um momento em que se buscou a definição e consolidação da identidade da jovem nação”, concluiu.

Comemorações do bicentenário

As comemorações dos duzentos anos da Independência começaram em 18 de maio, quando a pasta da Cultura lançou a Agenda Bonifácio (www.agendabonifacio.com.br), plataforma online que concentra as atividades culturais públicas e privadas em esfera nacional, além da história, de curiosidades, entrevistas e vídeos relacionados ao tema. A Agenda segue ativa até o final do ano, quando deixará de ser alimentada, mas ficará disponível como uma memória das iniciativas realizadas durante as festividades dos duzentos anos.

Um dos momentos de destaque da programação cultural do bicentenário aconteceu de 7 a 11 de setembro, com a apresentação de um megaevento no Parque da Independência, que também abriu as portas do Novo Museu do Ipiranga. O equipamento, que ficou fechado por nove anos, foi entregue para a população depois de um processo de ampliação e de uma restauração completa, com um investimento de mais de R$ 200 milhões, em recursos das leis de incentivo cultural e do governo paulista.

O espetáculo, uma produção de Abel Gomes, contou com a participação de artistas, como Fafá de Belém, Margareth Menezes, Criolo, Vanessa da Mata, Juliete, Johnny Hooker, entre outros. Além dos espetáculos musicais, durante o show foram apresentados dois shows audiovisuais, um balé com 200 drones e uma projeção mapeada na fachada do Novo Museu do Ipiranga.

Duzentas mil pessoas foram impactadas pela programação cultural no Parque. A soma considerou, além do público presente, internautas que se conectaram de todo o Brasil por meio da #CulturaEmCasa. “A plataforma tem estreitado a relação da cultura com a população que vai muito além dos limites de São Paulo, temos internautas do mundo inteiro que se abastecem da arte que produzimos de forma virtual, é um modelo que veio para ficar”, afirma Danielle Nigromonte.

Agenda Bonifácio

A Agenda Bonifácio é uma plataforma online criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e gerida pela Amigos da Arte, que reúne e apresenta toda a programação cultural relativa ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Batizada em referência a José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos personagens mais importantes da Independência, com atuação nos campos da arte, da ciência e da política, a plataforma é dinâmica e atualizada constantemente com novos eventos e conteúdos relacionados, tais como entrevistas, curiosidades, notícias e releituras de fatos marcantes. A produção é da Organização Social Amigos da Arte

Ao abrigar e divulgar essa ampla programação de música, dança, artes visuais, teatro, literatura e outras áreas, a Agenda Bonifácio se propõe a ser uma grande vitrine do Bicentenário da Independência, com pluralidade e diversidade.

Assim, o objetivo é estimular o engajamento, a reflexão e o espírito de pertencimento dos brasileiros em relação ao tema dos 200 anos da Independência do Brasil.

#CulturaEmCasa

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios.

Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos.

A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.

Bolsa Oficial e o Museu do Café

O palácio da Bolsa Oficial de Café, onde hoje está localizado o Museu do Café (MC) completou 100 anos, no último dia 7 de setembro. Originalmente, a Bolsa Oficial de Café começou a funcionar em 1917, mas em 1920, a Câmara Sindical de Corretores de Café, responsável pelo funcionamento da instituição, já requeria ao Governo do Estado de São Paulo a urgência da construção de uma nova sede diante do crescimento das negociações do grão e do número de corretores.

A inauguração do palacete foi vista como um momento de inflexão por diferentes grupos intelectuais e políticos para definir e se inserir na formação de uma identidade nacional.

Em 2022, as festividades pelo centenário começaram cedo: no mês de março, o Salão do Pregão recebeu a intervenção da artista Flávia Junqueira. Na sequência, foi aberto o Programa de Residência Artística, que deu a oportunidade para seis artistas trazerem suas perspectivas sobre Santos em 2022.

O aniversário propriamente dito foi comemorado em 1º de setembro, com uma grande festa, que reuniu cerca de 400 pessoas e apresentou os novos projetos do Museu, como a internacionalização das ações, a requalificação da exposição de longa duração e os programas voltados à visibilidade da cafeicultura contemporânea.

No dia 1º de outubro, o MC promoverá uma nova edição da feira temática Mercado Coffee, que contará com pequenos produtores e diversas marcas de cafés especiais, além de produtos à base do grão. O objetivo é oferecer aos coffee lovers várias opções de grãos gourmet e métodos de preparo.