No coração do Rio de Janeiro, na Praça da Apoteose, o rapper BK’ — Abebe Bikila — concluiu sua turnê “ICARUS” de maneira memorável. A noite de sábado, 6 de abril, se tornou palco não só para a música potente do artista carioca, mas também para um reconhecimento significativo em sua trajetória. No encerramento de sua turnê, BK’ foi homenageado com 7 certificações de ouro, diamante e platina pela Altafonte, a distribuidora musical que acompanha sua carreira e é responsável por seus lançamentos.
As premiações foram entregues por Mônica Brandão, head de A&R da Altafonte, Alex Schiavo, presidente, e diversos integrantes do time da companhia, dando indicativos não apenas do sucesso e audiência de BK’ nas plataformas de streaming, mas da consolidação e influência de sua obra na história do rap nacional.
“Um dos maiores nomes do Rap, BK recebeu, mais do que nunca, o reconhecimento de um público recorde na Apoteose, para o gênero que ele consagra cada vez mais. Os prêmios atestam seu sucesso crescente junto ao público. Assim como o título de um dos seus álbuns mais importantes, ele é um é um Gigante”, celebrou Alex Schiavo.
A jornada musical de BK’, desde o lançamento do álbum “Castelos & Ruínas”, em 2016, até “ICARUS” (2022), reflete um percurso de constante evolução e engajamento. Na noite de sábado, o artista viu a faixa “Castelos & Ruínas”, que batiza seu primeiro álbum de estúdio, ganhar a certificação de ouro, concedida para músicas que ultrapassam 8 milhões de streams em plataformas de áudio ou 40 milhões de streams de vídeo.
Avançando no tempo, “Planos”, música do álbum “Gigantes”, de 2018, obteve o certificado de diamante, após somar mais de 60 milhões de streams. O próprio álbum “Gigantes”, lançado em outubro daquele ano, foi reconhecido com certificado de platina, o que significa ter superando os 160 milhões de streams de áudio, ou 800 milhões de streams de vídeo.
O trabalho mais recente de BK’, “ICARUS”, lançado em 2022, não só continuou essa trajetória de sucesso, também recebendo certificação de platina, mas se destacou por seu conteúdo reflexivo e engajado, estabelecendo um paralelo entre a sociedade contemporânea e o mito de Ícaro. Atualmente, o quarto álbum do artista já conta com mais de 170 milhões de plays.
Entre as faixas de “ICARUS”, “Músicas de Amor Nunca Mais” e “Amanhecer” também alcançaram premiações de ouro, enquanto “Só Me Ligar” foi reconhecida com certificado de platina.
A cerimônia nos bastidores da Praça da Apoteose foi além de comprovar a parceria de sucesso entre Altafonte e o artista. Mas sobretudo reafirmou o impacto de BK’ no cenário do rap e da música brasileira, indicando a influência duradoura que o artista e sua obra estão destinados a ter.
Sobre a Altafonte:
A Altafonte é uma empresa global de música e tecnologia nascida em Madri em 2011. Parceira de artistas e selos, disponibiliza suas músicas em mais de 150 plataformas de streaming e lojas digitais em todo o mundo, gerando receita em mais de 160 países.
Hoje é uma das empresas de música independente que mais cresce no mundo com 16 escritórios em 13 países. A equipe global da Altafonte é formada por verdadeiros amantes da música comprometidos em oferecer aos nossos artistas, gravadoras e outros parceiros sua expertise, criatividade, conhecimento e experiência trabalhando com tecnologia de ponta.
A Altafonte Brasil é a subsidiária da Altafonte Espanha que mais cresce e hoje distribui artistas como: Gilberto Gil, Ivete Sangalo, selo Alok “Controversia”, Arnaldo Antunes, Armandinho, Bala Desejo, BaianaSystem, BK’, Black Alien, Delacruz, Gabriel do Borel, Murilo Huff, Liniker, Lenine, Luedji Luna, Marcelo D2, Rubel, Mc Livinho; entre outros.