Casa Natura Musical tem show da Bixiga 70 nesta sexta-feira, 30

Nesta sexta-feira, 30 de agosto, o palco da Casa Natura Musical recebe a nova formação da Bixiga 70 com show do atual álbum do grupo, Vapor. Esse é o primeiro trabalho do coletivo musical desde o período da pandemia, e é considerado pelos próprios integrantes o ‘renascimento’ da banda. Isso também está refletido no título Vapor, que evoca imagens de transformação, como a fumaça que se ergue das cinzas, sugerindo calor, vida e resiliência.

O coletivo musical retorna com energia renovada, mas mantendo a sempre diversificação de som que é característica reconhecida da banda, agora com inserção de toques nordestinos de eletrobrega à africanidade paulistana da Bixiga 70. Simone Sou, baterista, demonstra essas misturas de Vapor na composição Malungu, primeiro single do álbum. A artista revela que a faixa tem “uma inspiração de música tradicional brasileira com uma pegada mais moderna”.

Segundo ela, a composição já tinha algum tempo, mas ganhou corpo num trabalho conjunto. “Ela foi inspirada no condado mineiro, e no Moçambique, que é um ritmo em 3 compassos. Eu trouxe pro ensaio uma linha mais melódica, e aí transformamos a música numa história. Porque a Bixiga tem essa sonoridade sólida, e fizemos camadas com a ‘metaleira’ e ‘tecladeira’, com baixo pulsante, o tambor, e o melódico, tomando vários caminhos e deixando a melodia com uma cadência diferente”, completa.

Fotografia colorida de Bixiga 70 por José de Holanda - @josedeholanda
Bixiga 70 | Foto: José de Holanda – @josedeholanda

O disco tem também homenagem.

A faixa Paraju foi inspirada na filha de um dos integrantes, Douglas Antunes. “A Julia desde pequena sempre se divertiu muito com Bixiga, pulando na frente do palco. Eu sentia que em algum momento da história tinha que ter uma homenagem. Quando eu criei essa melodia, fizemos esse arranjo que ficou muito bonito. E aí a gente resolveu homenagear a Julia com essa música, que a gente vai tocar no show da Casa Natura dia 30”, conta Antunes, pai da Julia e trombonista da banda.

Bixiga 70 é uma big band instrumental, conhecida por sua fusão única de ritmos afro-brasileiros, jazz, funk e música latina.

Formada em São Paulo em 2010, o grupo nasceu da junção de músicos da cena paulistana que produziam seus trabalhos no Estúdio Traquitana, na Rua 13 de Maio, no bairro Bixiga, dando origem ao seu nome. Já o ‘70’ é inspirado no músico e ativista político nigeriano Fela Kuti (1938-1997), remetendo ao histórico grupo de afrobeat de Kuti, o Africa 70.

De festivais como RecBeat em Pernambuco e Fela Day em Amsterdam, ao Roskilde Festival na Dinamarca, Bananada em Goiás, Glastonbury no Reino Unido, SXSW nos Estados Unidos e Psicodália em Santa Catarina, a banda conquistou fãs globais. No palco eles já dividiram espaço com lendas como João Donato, Mateus Aleluia (Tincoãs) e Elza Soares, além de artistas da nova geração, como Metá Metá e Luiza Lian.

Fotografia colorida de Bixiga 70 - Vapor - por José de Holanda - Divulgação Sesc Pinheiros
Bixiga 70 | Foto: José de Holanda

Bixiga 70 | turnê Vapor

Dia 30 de agosto, sexta-feira | Abertura da Casa: 20h30

Ingressos à venda pelo site da Sympla

Valores: de R$30 a R$220

Classificação indicativa: 18 anos

Duração: 90 minutos

CASA NATURA MUSICAL

Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo

www.casanaturamusical.com.br

Facebook | Instagram | Twitter

Sobre a Casa Natura Musical

Inaugurada em maio de 2017, a Casa Natura Musical é um equipamento cultural que fomenta experiências, encontros, conexão afetiva, sensorial e coletiva por meio da música. Palco de diferentes ritmos, movimentos e artistas de todo Brasil, a Casa promove através de shows, eventos, mostras de arte digital e conteúdos dos seus canais de comunicação aproximação da comunidade ao processo criativo da cultura brasileira.

O espaço, inclusivo e sustentável, fica localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, mas expande suas vivências e incentiva novos territórios musicais descentralizados em seus canais digitais pelo Brasil e pelo mundo.

Fotografia colorida do logo da Casa Natura por Diogo França - @difgomez
Casa Natura Musical | Foto: Diogo França – @difgomez