Médico estreia banda em show com participação de Kiko Zambianchi

Que a música move as pessoas já não é segredo, mas quando ela trabalha em conjunto com o coração, os resultados são comprovadamente melhores. Foi por isso que o cardiologista Dr. Nathan Valle Soubihe Jr. criou a banda “Dr. Nathan e os Impacientes”.

Nascida da vontade de externalizar sentimentos, a banda une letras e melodias no rock nacional. Dr. Nathan teve influência da música desde muito pequeno, filho de um cardiologista renomado e de uma professora de música, o médico começou a compor aos 11 anos, embalado pela MPB de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Caetano Veloso.

Além disso, seu irmão mais velho era amigo de Kiko Zambianchi e “Primeiros Erros” foi a música que marcou a juventude do médico.

“Quando fiz o cursinho para Medicina estava com 18 anos. A nova República se instalava no país e, com ela, a explosão do pop-rock nacional. A partir de então, fiquei encantado. Gostava de Legião Urbana, Kid Abelha, Plebe Rude, Ultraje a Rigor, Paralamas do Sucesso, RPM e Titãs. Posso dizer que essas bandas foram grandes inspirações para as minhas músicas, que foram sendo escritas ao longo dos anos desde a década de 80 para cá”, afirma Dr. Nathan.

Fotografia em preto e branco de Dr Nathan para divulgação de Os Impacientes com Kiko Zambianchi
Dr. Nathan | Divulgação

As apresentações começaram aos poucos, com pequenas participações do Dr. Nathan em alguns eventos na faculdade.

Com a formatura e a chegada dos plantões, o dia a dia se mostrou cada vez mais intenso, entretanto, na música era sempre onde encontrava o refúgio. Já como médico em hospitais renomados da capital paulista, sempre dava um jeito de inserir a música na rotina, expandindo os horizontes ao tornar-se amigo de diversos músicos profissionais do cenário paulistano.

Em 2016 fez seu primeiro show em São Paulo, no teatro da rotina, a convite do amigo e ator Leonardo Medeiros, proprietário do local. Abriu-se uma primeira porta para os shows mais elaborados.

Depois, foram apresentações em casas como o All of Jazz, e em 2023, apresentou-se com duas bandas, uma de jazz e outra de pop rock no teatro Vira da Lata.

“Tenho diversos colegas médicos que também são músicos como eu e é surpreendente a quantidade e a qualidade de médicos músicos espalhados por aí. Saber que eu não estava sozinho nesse mundo de medicina e música foi um grande incentivo para mim.”

A banda é composta por Dr. Nathan no vocal, Marcos Kleine na guitarra, Fabio Veroneze também guitarrista, André Matanó nos teclados, Eduardo Escalier na bateria e Caio Pamplona no contrabaixo. “A nossa proposta é apresentar ‘o novo velho rock nacional’, tocando as músicas que escrevi e que nunca foram publicadas até agora”.

O show de lançamento oficial da banda será realizado no Bar Brahma, em São Paulo, e contará com a participação especial do amigo e conterrâneo Kiko Zambianchi. Serão apresentadas 10 músicas autorais, permeando assuntos entre vida, morte, as incongruências da guerra, os relacionamentos e principalmente o amor. O show incluirá também diversos grandes sucessos do rock nacional dos anos 80.

Fotografia colorida de de Dr Nathan e Os Impacientes para divulgação com Kiko Zambianchi
Dr Nathan e Os Impacientes | Divulgação

A relação da música com a cardiologia

Recentemente, artigos sobre os efeitos da música no coração vêm sendo amplamente discutidos, trazendo importantes considerações no que diz respeito às reações do sistema cardíaco como um todo.

“Ao ouvir música, pacientes podem ter diferentes graus de alívio de dor e de ansiedade. Há publicações que descrevem o papel da música relaxante na redução da frequência cardíaca, que é um dos principais alvos terapêuticos de diversos medicamentos utilizados em cardiologia no tratamento das doenças”, afirma Dr. Nathan.

Alguns estudos demonstraram que conduzir pacientes ao centro cirúrgico ouvindo música relaxante promove efeito sedativo auxiliar na indução anestésica. Por fim, agindo no organismo como um todo, além de aliviar os sintomas de diversas doenças, a música pode ser um coadjuvante ao tratamento medicamentoso com eficácia comprovada. Porém, como todo tratamento, o paciente deve ser acompanhado pelo médico, que o orientará sobre as melhores formas de ajuda.

Serviço:

O quê: Show de estreia “Dr. Nathan e os Impacientes”

Quando: 28 de setembro

Onde:  Bar Brahma (Av. São João, 677 – Centro Histórico de São Paulo). A partir das 20h

Ingressos: https://www.totalacesso.com/events/barbrahma_09_09_24

Fotografia colorida de Kiko Zambianchi por Priscila Prade - Bem Bacana Demais
Kiko Zambianchi | Foto: Priscila Prade