Encontro das Tribos: com quase 20 horas de shows que honraram os 20 anos de evento. Com mais de 25 mil pessoas, o Festival Encontro das Tribos, que aconteceu no último sábado, dia 1º de outubro, na capital paulistana, contou com shows históricos, como de Cypress Hill, SOJA, Sticky Fingers, Racionais MC’s, Planet Hemp, Criolo, entre outros. 

Fotografia colorida da identidade visual do Festival Encontro das Tribos
Encontro das Tribos 20 anos | Foto: Diogo França

Fãs de gêneros como reggae, rap, rock e música urbana mergulharam no universo do Encontro das Tribos. O festival, que completou 20 anos em 2022, apresentou nesta edição sua maior estrutura, com mais de vinte artistas, sendo cinco deles renomados nomes da música internacional. 

O evento é idealizado pelo empresário Charles Leandro, a concepção do line-up teve a parceria de Gustavo Sirotsky, nome à frente da Maia Entretenimento, empresa responsável pela curadoria artística do evento ao lado da Tribos Music, e a direção cenográfica é assinada por Thiago Silva, da TS Music.

Fotografia colorida do público presente no festival encontro das tribos 20 anos
Encontro das Tribos 20 anos | Foto: Diogo França

Cypress Hill, Sticky Fingers, SOJA, Matuê feat. Teto, Planet Hemp, Racionais MC’s, Criolo, MANEVA, Djonga, Costa Gold, Mike Love, Lagum, Baiana System, Conecrew Diretoria, Cidade Verde, Cynthia Luz, Mato Seco e convidados apresentaram mais de 17 horas ininterruptas de shows.

De Los Angeles, Califórnia, o hip-hop latino de Cypress Hill. Da Austrália, o indie rock de Sticky Fingers. De Miami, o rap de Lil Pump. Da Virginia (EUA), o reggae de Soldiers Of Jah Army – SOJA. Do Havaí (EUA), o reggae de Mike Love. Já os artistas nacionais, que mesclam e trazem para os palcos a diversidade da música brasileira, reforçam seus títulos de destaques da indústria fonográfica no Brasil. A concepção do line-up teve a parceria de Gustavo Sirotsky, nome à frente da Maia Entretenimento, empresa responsável pela curadoria artística do evento ao lado da Tribos Music.

Fotografia colorida do público na grade do palco durante o festival encontro das tribos 20 anos
Encontro das Tribos 20 anos | Foto: Diogo França

A experiência de participação no evento

O Encontro das Tribos teve uma estrutura imensa, mesmo dentro de uma área coberta, com 2 palcos, saídas espalhadas pelas laterais do pavilhão do Anhembi, venda de comida e bebida espalhada pelos cantos do local, banheiros como de se esperar de grandes festivais com uma grande quantidade de gente reunida. 

Nos bastidores ouvimos que o evento seria realizado no sambódromo do Anhembi, mas foi alterado para o pavilhão coberto. Por causa da chuva? Não. Por causa do barulho. É verdade? Não se sabe. Mas mesmo com essa alteração acho que no geral a estrutura estava bem distribuída com apenas alguns pontos de atenção. 

O primeiro é que o local que os fotógrafos e jornalistas normalmente se locomovem para fotografar o show, que no caso desse evento foram apenas as 3 primeiras músicas de cada artista, estava LOTADO de convidados e pessoas “VIP”, que atrapalharam demais o trabalho.

Os palcos estavam dispostos um ao lado do outro e, não só os profissionais, mas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que estavam presentes também não conseguiam ver o show com conforto e tranquilidade. Uma vez que a grande quantidade de gente nessa área em frente ao palco, em alguns shows, parecia o público pagante de tanta gente, todos sem noção nenhuma. Bom senso passou longe nesse quesito. Em um dos shows até roda de bate cabeça rolou nesse espaço que, teoricamente, precisava ser um pouco mais tranquilo.

Mas fora isso foi um grande evento, com muitas atrações legais, uma atenção incrível por parte da equipe da Agência Taga, assessoria de imprensa do evento. Isso não tem como negar. Fica aqui meu agradecimento especial. 

Obrigado também aos companheiros de outros veículos que fizeram companhia por mais de 12 horas de evento pra pegar o melhor clique. 

Confira a galeria de fotos do evento abaixo e vamos nessa! Até a próxima. 

Encontro das Tribos 20 anos | Crédito das Fotos: Diogo França | @difgomez