“Neste projeto, cada artista participante foi selecionado a dedo, são artistas especiais, todos são protagonistas com destaque em sua particularidade. Esta curadoria faz parte do meu trabalho, escolher pessoas diversas de diferentes lugares e estilos e colocá-las para improvisar coletivamente. Quem conduz deve ter o papel de estabelecer e gerir um ambiente seguro onde cada indivíduo possa se expressar de maneira genuína dentro do coletivo.”
Entre os participantes estão artistas singulares como DJ RTA, campeão mundial de scratch, e o pianista Benjamim Taubkin.
“Manifesto Ad Hoc: Toda ação individual deve ser consciente, autônoma e levar em consideração o contexto, arriscando-se de forma intencional e atenta. O que é o erro, senão um convite ao inesperado? Equívocos são como pontos de partida para novas direções. O objetivo de cada um deve ser contribuir para a integridade geral da construção em progresso. O todo é formado por partes conectadas. Confiança, companheirismo, responsabilidade compartilhada. Todos são responsáveis pelo resultado do coletivo. Escutar é uma atividade ativa que envolve análise, pensamento e sentimento. Requer empatia e a habilidade de se colocar no lugar do outro, compreender suas perspectivas e experiências. Estar presente no momento. Sentir o fluxo criativo, sem julgamentos, sem expectativas.”
O álbum nasce, afinal, da longa trajetória de pesquisa e prática de Guilherme Peluci na área de improvisação conduzida.
Os nomes das faixas sugerem possíveis narrativas sonoras, mas o álbum instrumental proporciona ao ouvinte uma interpretação livre. Caminhando entre as tracks, “Espada de São Jorge” chega como uma abertura urbana com diálogos sonoros contínuos e vibrantes, seguida por “Queijo Lanche”, que apresenta um ambiente relaxado, notas longas e sinos.
São Paulo Instrumental – projeto contemplado pela 7ª Edição do Edital de Apoio a Música para a cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura – é um álbum para amantes de jazz contemporâneo, trilhas sonoras e música instrumental, com referências sonoras de mestres como Frank Zappa e Naná Vasconcelos.