Héloa mostra potência de yIDé junto ao grupo indígena Tidzy Sabuká Kariri-Xocó no SESC Santos

Héloa no Sesc Santos: Após estrear seu terceiro álbum de carreira, “yIDé“, lançado no último ano, a multiartista sergipana Héloa apresenta a obra em um show sensível e potente no SESC Santos, com a participação do grupo indígena Tidzy Sabuká Kariri-Xocó (AL). A proposta do espetáculo é valorizar e apresentar a força do protagonismo feminino afro-indígena para a baixada santista.

Fotografia colorida de Héloa - yIDe por Duda Portella - Sesc Santos
Héloa | Duda Portella

O evento acontece no próximo dia 08 de Abril, sábado, às 20h. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 28 de Março, terça-feira, e custam entre R$10 e R$30. Saiba mais.

“yIDé” reúne grandes nomes da música brasileira sob direção e produção de Carlinhos Brown e Yuri Queiroga. Entre as participações do disco estão Margareth Menezes, Lia de Itamaracá, Mateus Aleluia, Luiz Caldas e o Grupo Indígena Sabuká Kariri-Xocó.

Fotografia colorida de Kariri-Xocó por Diogo França - @difgomez
Kariri-Xocó | Diogo França | @difgomez

“Yídé”, em Yorubá, significa retornar. Não à toa, a obra traz o sagrado ancestral como fio condutor do projeto. As canções que compõem o disco exaltam as forças espirituais e de matriz africana e indígena através da evocação de deuses, orixás e gritos de liberdade, esperança e fé.

O trabalho, permeado por ritmos como o ijexá, o reggae, o pop, a ciranda, o samba-reggae, o hip hop, o funk e o rojão, chega ao SESC Santos de modo inédito. Ao vivo, a cantora será acompanhada por Yuri Queiroga no baixo e MPC, Yara Oliveira na bateria, Mestre Dalua na percussão e Webster Santos na viola, violão e guitarra.

Trazendo a potência da ancestralidade dos povos originários, que formam a identidade brasileira, o show de “yIDé” faz celebrar e dançar ao som de tambores, beats e ritmos que trazem uma mistura de várias expressões rítmicas diaspóricas e afroindígenas, evocando o Pop Sagrado. O grupo indígena Tidzy Sabuká Kariri-Xocó, formado por mulheres do Povo Kariri-Xocó que vivem na Aldeia Kariri Xocó, em Porto Real do Colégio, em Alagoas, chega para somar forças a essa performance.

Composto por Nary Nunes Kariri-Xocó e suas filhas Kayane Kariri-Xocó, Tchayane Kariri-Xocó, Netcó Tinga, Lurdinha Kariri-Xocó e Elenice Tinga Kariri-Xocó, Tidzy Sabuká Kariri-Xocó compartilha as práticas de regeneração do corpo no território indigena Kariri-Xocó através dos pensamentos, das palavras e do coração, por meio das danças e cantos do Toré (manifestação cultural milenar, tradicional dos povos indígenas nordestinos, onde se apresentam as forças ancestrais e canaliza-se a memória viva dos antepassados) e do Rojão (canto de resistência, celebração e lamento).

Tidzy Sabuká Kariri-Xocó conta sua própria história através da musicalidade, sendo a música, a força motriz dessas mulheres para enfrentar os desafios da vida.

 

SERVIÇO

Héloa apresenta “yIDé” com participação especial grupo Tidzy Sabuká Kariri-Xocó

Dia: sábado, 08/04/2023

Local: Teatro SESC Santos

Horário: 20h

Ingressos: Os ingressos custam 10,00 (credencial plena), 15,00 (meia), 30,00 (inteira)

https://www.sescsp.org.br/unidades/santos/

Capacidade teatro: 765 lugares

Duração: 90 min

 

Sobre o Sesc Santos

O Sesc Santos é uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado na cidade de Santos, no estado de São Paulo, Brasil. O Sesc Santos oferece uma variedade de serviços e atividades culturais, educacionais e esportivas para seus associados e a comunidade em geral.

Algumas das atividades oferecidas pelo Sesc Santos incluem: esportes, como natação, academia e aulas de dança; eventos culturais, como shows, peças de teatro e exposições; cursos e workshops em áreas como fotografia, culinária e artesanato; e serviços de saúde, como consultas médicas e odontológicas.

Além disso, o Sesc Santos possui um restaurante e uma biblioteca, e oferece programas de turismo social, com passeios e excursões para diversas regiões do Brasil.

O objetivo do Sesc Santos é promover o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade, além de fomentar a cultura e o desenvolvimento pessoal e social.