A II Expo Consciência Negra SP 2022 contou com 3 dias especiais de evento e com atrações musicais que encantaram o público, em São Paulo.
Além de Péricles, rolaram shows do Ao Cubo, Majur, Samba de Dandara, samba da Vela, Black Mad e DJ Easy Nylon (Baile Nostalgia), Fundo de Quintal, Luciana Mello e Walmir Borges, Luedji Luna e Rincon Sapiência, durante o II Expo Consciência Negra SP 2022.



Além de exposições e atrações musicais, a II Expo da Consciência Negra contou com 74 estandes comerciais e 26 estandes institucionais, área expositiva, espaço infantil, denominado “Erê” e alas de “Cultura”, “Educação” e “Comunidade”, além de uma ampla área de alimentação.


A programação musical do evento foi a seguinte:
Dia 18/11
13:30 – 14:30 Samba da Vela convida Anderson Tobias (Show)
19:00 – 20:00 Ao Cubo (Show)
21:00 – 22:00 Majur (Show)
Dia 19/11
13:30 – 14:30 Samba de Dandara (Show)
19:00 – 20:30 Black Mad e DJ Easy Nylon (Baile Nostalgia)
20:30 – 22:00 Fundo de Quintal (Show)
Dia 20/11
15:00 – 16:00 Luciana Mello e Walmir Borges (Show)
17:00 – 18:00 Luedji Luna e Rincon Sapiência (Show)
19:00 – 20:00 Péricles (Show)
Desses, nós cobrimos Ao Cubo e Majur, no dia 18, e Os 3 shows do dia 20, com Luciana Mello e Walmir Borges, Luedji Luna e Rincon Sapiência e Péricles encerrando a noite de festa.


A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, destacou a importância da Expo para o combate ao racismo estrutural.
“Temos um país com 55% da população de negros e de pardos, pessoas que não têm a mesma oportunidade que os brancos e, enquanto isso não for resolvido, não vamos virar uma verdadeira nação”, disse a secretária.
“No evento, falaremos dos movimentos e das lideranças que foram esquecidas ou apagadas ao longo da história”, finalizou Marta Suplicy.
A gerente de projetos da II Expo, Elaine Gomes, diz que falar de racismo estrutural é fundamental, sobretudo, para crianças: “é essencial para que entendam o seu lugar na sociedade como antirracistas”. Para as crianças negras, que se sintam “empoderadas da própria cultura”.
Tom Farias, jornalista e escritor, autor de ‘Carolina, uma Biografia’ e do romance ‘A Bolha’, entre outras obras, é o curador da II Expo. Ele explica que a II Expo foi concebida para apresentar a “representatividade e a cultura africana”, lembrando que 54% da população brasileira são pessoas negras.




O que tenho pra dizer é que o evento foi tranquilo, organizado e conseguiu receber o público muito bem. A única coisa que rolou de reclamação por parte do público foi a questão do transporte que saia da estação Barra Funda para o evento, que não tinha sinalização, o que dificultou o acesso.
Mas de resto foi incrível. Todos os shows foram acessíveis em libras e contaram com intérpretes revezando no palco o tempo todo.


Que venha a edição 2023 ainda melhor e maior!
Sobre Ao Cubo
Ao Cubo é um grupo de rap, com origens em São Paulo, Brasil. Teve início em 2003 e continua ativo até hoje, lançando cinco álbuns.
Sobre Majur
Majur dos Santos Conceição, originalmente, ou simplesmente Majur, é uma cantora e compositora brasileira. Suas músicas, do gênero R&B e MPB, abordam temas como relações afetivas e empoderamento.
Sobre Luedji Luna
Cantora e compositora, Luedji Luna nasceu no bairro do Cabula, em Salvador. Foi na capital baiana que deu seus primeiros passos musicais, na Escola Baiana de Canto Popular. Luedji é também co-fundadora do Palavra Preta, mostra que reúne compositoras e poetas negras de todo o Brasil.
One Reply to “II Expo Consciência Negra SP 2022: Confira a cobertura das principais atrações musicais do evento”
Comments are closed.