No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o Instrumental Sesc Brasil apresenta cinco shows com instrumentistas negras e negros no intuito de ampliar e reconhecer o protagonismo destes na música instrumental brasileira. A programação é gratuita e acontece às terças-feiras, 19h, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, e transmitida ao vivo no canal do YouTube do ISB.

A abertura acontece no dia 1/11, com o pernambucano Lello Bezerra, um dos mais expressivos guitarristas brasileiros da atualidade. O músico apresenta o show Desde já com um repertório composto por peças inéditas, composições de seu primeiro álbum Desde Até Então e improvisações livres. Participam as percussionistas Sthe Araújo e Valentina Facury, com a participação especial da multiartista Saskia.

Montagem colorida com artistas divers por Sesc Brasil
Instrumental Sesc | Divulgação

No dia 8/11, direto de Salvador (BA) o grupo de afrojazz Solista Qué Base sobe ao palco com uma seleção autoral que mescla diferentes linguagens musicais, tendo o jazz e vertentes da música de matriz africana como bases. O grupo é formado por Anderson do Samba (percussão), Ângelo Santiago (contrabaixo), Gilberto Santiago (vibrafone) e Graham Haynes (cornet).

Na terça seguinte, dia 15/11, é a vez de Silas Prado Sexteto, de Belo Horizonte (MG) com composições e arranjos influenciados diretamente pela música afro-mineira. A banda é formada por Silas Prado (saxofone e flautas), um dos vencedores do 21° Prêmio BDMG Instrumental, Acauã Ranne (percussão e guitarra), William Pajé (trompete e flugelhorn), Lucas de Moro (piano e teclado), Egberto Brant (contrabaixo) e Cyrano Almeida (bateria), com a participação de Gaia Wilmer (saxofonista).

No dia 22/11, a compositora, bandolinista, cavaquinista e cantora Nilze Carvalho vem do Rio de Janeiro para apresentar um repertório de samba e choro em comemoração aos 40 anos da série de quatro álbuns Choro de menina. Com Nilze Carvalho (bandolim), Hudson Santos (violão 7 cordas), Laila Aurore (cavaquinho), Magno Julio (pandeiro) e Robertinho do Acordeon (acordeon).

Para encerrar a programação, dia 29/11Salloma Salomão apresenta o repertório da trilha autoral original da peça NZinga, que tem as musicalidades pesquisadas e (re)criadas pelo músico, com arranjos feitos em parceria com Gui Braz, mergulhados em aspectos timbrísticos dos povos bantos. Salloma é acompanhado da banda Al Andaluz, composta por Manoel Trindade e Érica Navarro (violoncelo), Fábio Leandro (piano e teclados), Gui Braz (guitarra), Denys Felipe (sax tenor), Mateus (bateria) e Diego Champis (baixo elétrico).

O Instrumental Sesc Brasil é um projeto pioneiro do Sesc São Paulo, dedicado à música instrumental, que promove o encontro entre músicos novos e consagrados de diversas vertentes. Teve início no palco do Sesc Avenida Paulista, no início da década de 80, sendo transferido desde maio de 2010 para o Sesc Consolação onde os shows acontecem atualmente.

 

Ingressos

Para assistir aos shows, não é necessário ser matriculado no Sesc; basta retirar o ingresso na bilheteria do Sesc Consolação a partir das 14h ou no portal sescsp.org.br, a partir das 12h, no dia de cada apresentação.

Transmissão ao vivo e interação com o público

Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo, por meio do canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil (www.youtube.com/instrumentalsescbrasil). Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.

Inscreva-se também no canal https://www.youtube.com/sescsp e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.

Instrumental no SescTV 

Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidas as reprises de shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que passaram pelo palco do Teatro Anchieta.

Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30 em sesctv.org.br/agoranatv. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora

Assista também on-line em sesctv.org.br/noar

Siga o SescTV no twitter: @sesctv

E no facebook: facebook.com/sesctv

No instagram: @sesctv

Teatro Anchieta 

O Teatro Anchieta já foi considerado o melhor teatro da cidade pela VEJA SP, em 2008. Localizado no Sesc Consolação, primeira unidade construída do Sesc São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Aldo Calvo e pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também assina a cortina. É conhecido por memoráveis apresentações teatrais, de dança e da música, como o concerto de Guiomar Novaes (1894-1979) – uma das maiores pianistas brasileiras da história – em 1967, em sua inauguração. O Teatro possui 280 lugares, inclusive assentos para pessoas com necessidades especiais, e abriga uma programação diversificada de música, teatro, dança e conferências. Em seu foyer há uma cafeteria e banheiros acessíveis.

 

Serviço 

 

Lello Bezerra 

Terça, 1º de novembro, às 19h 

Teatro Anchieta

Grátis*

Livre

 

Lello Bezerra é compositor, improvisador, cientista sonoro e artista educador multigênero. Ele se relaciona com os sons de forma tátil e pesquisa mais particularmente a rítmica brasileira, criando linguagens e texturas. Em Desde Até Então, seu primeiro álbum solo, desenvolve um trabalho original que permite novas linguagens e texturas através de guitarras processadas por geradores de sub grave, graves, loops e outros. Neste show ele estreia uma nova formação com as percussionistas Sthe Araújo e Valentina Facury, com participação especial de Saskia.

 

Solista Qué Base 

Terça, 8 de novembro, às 19h

Teatro Anchieta

Grátis*

Livre

 

O Solista Qué Base é um grupo de afrojazz, que nasceu nas ladeiras do Pelourinho, centro histórico de Salvador, em 2003. É formado por Anderson do Samba (percussão), Ângelo Santiago (contrabaixo), Gilberto Santiago (vibrafone) e Graham Haynes (cornet), instrumentistas negros com formações musicais diversas, eruditos e populares, que se uniram para trilhar um caminho fundamentado na pesquisa e na experimentação de diferentes vertentes da música percussiva da África, partindo daí para apresentar uma música instrumental que retrata o Brasil.

 

Silas Prado Sexteto 

Terça, 15 de novembro, às 19h

Teatro Anchieta

Grátis*

Livre

 

Silas Prado é um dos músicos mais atuantes da nova geração mineira. Saxofonista e flautista, é um dos vencedores do 21° Prêmio BDMG Instrumental (2022). Suas composições e arranjos são influenciados diretamente pela música afro-brasileira; inspirado por mestres como Letieres Leite e Moacir Santos, Silas destaca a força da clave em sua música. Hoje ele faz parte de uma importante cena instrumental afromineira, tocando com Bandadan Banda de Rua, Pajé e a Nave, Acauã Ranne e Juventino Dias Quinteto.

 

Nilze Carvalho  

Terça, 22 de novembro, às 19h

Teatro Anchieta

Grátis*

Livre

 

Nilze Carvalho é compositora, bandolinista, cavaquinista e cantora. Iniciou sua carreira ainda na infância; dos 11 aos 14 anos, gravou, como bandolinista, a série de LPs Choro de Menina; foram 4 volumes (1°e o 4° acompanhada pelo conjunto Época de Ouro) e, aos 15 anos, começou sua trajetória internacional em países como Itália, Espanha, França, Suíça, Holanda, Estados Unidos, Japão, Argentina, China e Austrália. Cantou e tocou ao lado de grandes nomes da música popular, como Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues, Martinho da Vila, Nelson Sargento, Hamilton de Holanda, Dudu Nobre, Zélia Duncan, Fátima Guedes, Roberta Sá, Nicolas Krassik e Teresa Cristina, entre outros. Recentemente dividiu o palco com o pianista e arranjador Cristóvão Bastos num show em homenagem a Ataulfo Alves.

Salloma Salomão e Banda Al Andaluz  

Terça, 29 de novembro, às 19h

Teatro Anchieta

Grátis*

Livre

 

Salloma Salomão é compositor, ator, dramaturgo, educador e doutor em História Social pela PUC-SP; tem 7 CDs gravados, 3 DVDs e é colaborador de revistas e grupos de pesquisa acadêmica e artísticos sobre culturas musicais africanas e afro-brasileiras, dramaturgia e teatro negros. Compôs a trilha sonora autoral do Filme “Todos Mortos”, de Caetano Gotardo e Marco Dutra, selecionado para o Festival de cinema de Berlim e Premiado no Festival de Cinema de Gramado em 2020.

 

*Ingressos disponíveis, a partir das 12h no portal sescsp.org.br ou das 14h nas bilheterias do Sesc Consolação no dia de cada apresentação. 

Sesc TV

Redes do SescTV

Twitter @sesctv

facebook.com/sesctv

Instagram @sesctv

Sesc Consolação

Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo

600 metros do Metrô Higienópolis-Mackenzie

Informações: (11) 3234-3000

sescsp.org.br/consolacao

Facebook, Instagram e Twitter: /consolacao

Transmissão ao vivo em: youtube.com/instrumentalsescbrasil

 

Horário de Funcionamento

Terça a sexta, das 10h às 21h30

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h