Logo depois de apresentar a inédita “Abre Caminhos”, Monica Casagrande lança “Saffuando” e segue construindo o seu próximo EP “Encruza Mar”.

Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=riYgCUgdSYA

“As minhas músicas, e especialmente esta, nascem de vivências e conversas profundas que tenho com pessoas. Se a conversa toca minha alma, tudo surge naturalmente”, conta a artista.

Fotografia de Monica Casa Grande por Livia Moura
Monica Casa Grande por Livia Moura

O nome do single surgiu a partir de uma conversa com Rodrigo Saffuan: “Estava numa jornada de ressignificação do amor, especialmente depois de ter vivido um relacionamento abusivo. Foi falando com meu grande amigo e parceiro musical, Rodrigo, que entendi que o respeito deve ser a base fundamental de qualquer relacionamento, seja amoroso ou não”. Saffuan se transformou em verbo no gerúndio, que indica simultaneidade, e “Saffuando”, então, vem como conselho de um amigo a ser experimentado num eterno presente: “A gente não vai deixar nosso sonho ruir”.

As influências da faixa são muito fundamentadas no soul brasileiro, com uma guitarra ‘jazzística’ e um baixo marcado à la thumb bass. A produção musical é assinada por Alexandre Elias. “Saffuando é uma canção que parece mesmo ter nascido com esse espírito da soul music. Busquei aquele clima dos anos 60, com orquestra de cordas e percussão bem brasileira já em diálogo com a sonoridade dos Afro-Sambas. E aí vieram as baladas de Tim Maia e Cassiano. Acrescentei elementos do neo soul, de artistas como Erykah Badu, Amy Winehouse e Alycia Keys, trazendo também beats e elementos eletrônicos”.

Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=riYgCUgdSYA

SOBRE A ARTISTA

Monica Casagrande é cantora, compositora, violonista e pianista paulista. Foi vocalista das bandas Sol a Pino e Jellyfish entre os anos de 2014 e 2017. Em 2019 lançou seu primeiro single, “Segundo Ato do Novo”, e, a partir daí, uma série de outros singles com produção e direção musical de Eduardo Brechó (vocalista do Aláfia) e Renato Alves (guitarrista e compositor de jazz), além de contar com Estela Paixão como diretora de voz (vocalista do Aláfia, backing vocal de Liniker e Xênia França).