Idealizado para ser uma turnê de shows em 2020, o projeto Cosmopaulista do baterista e compositor Mário Gaiotto, precisou ser adaptado em função da pandemia. De espetáculos presenciais, se tornou uma live gravada em estúdio para ser apresentada nas redes sociais. No entanto, dessa gravação, nascia uma nova proposta, um disco, que acaba de ser lançando nas plataformas digitais.

Mário Gaiotto | Foto: Divulgação

Ao lado de Mário, estão Sidiel Vieira, no contrabaixo, e Daniel Grajew, ao piano, dois grandes músicos do jazz e da cena instrumental brasileira, que juntos, improvisam e mostram a pluralidade nas referências desse trabalho.

Cosmopaulista é formado por dez composições de gêneros como o maracatu, o batuque de umbigada, o pagode de viola, o choro e o maxixe. E há também gêneros musicais provenientes de outras partes do mundo, já que o Estado de São Paulo recebeu imigrantes de diversos países. Portanto, é um retrato da diversidade cultural presente na vida do paulista, resultado da influência dos imigrantes e migrantes nesta região do País. Essa é a razão do título, uma junção das palavras cosmopolita e paulista.

“Vivendo em São Paulo aprendi a apreciar verdadeiramente outras culturas, terminando por me apaixonar por esse multiculturalismo que a cidade oferece. É por essa razão que em minhas músicas há baianos, pernambucanos, cariocas, mineiros, judeus, árabes, turcos, japoneses, armênios, magrebinos, europeus, todos coexistindo e colaborando uns com os outros, como já acontece na própria cidade”, define Mário Gaiotto.

Faixas:

1. Going to Maghreb (Mario Gaiotto)

2. Tempura de Maxixe (Mario Gaiotto)

3. Jerusalem (Mario Gaiotto)

4. Ouro Preto (Mario Gaiotto)

5. Seventy Times Seven (Mario Gaiotto)

6. Tambu e Viola (Mario Gaiotto)

7. Raining (Mario Gaiotto)

8. Enquanto Você Dormia (Mario Gaiotto)

9. Armenian Jazzy Metal (Mario Gaiotto)

10. Maracapiba (Mario Gaiotto/Lucas Vargas)

Todas as músicas compostas e arranjadas por Mario Gaiotto, exceto Maracapiba – composta e arranjada por Mario Gaiotto e Lucas Vargas – e Enquanto Você Dormia – composta por Mario Gaiotto e arranjada por Rodrigo Bragança. O disco foi gravado e mixado no estúdio “Da Pá Virada, em São Paulo, por Thiago “Big” Rabello Mixado e também por Mario Gaiotto. A masterização é de Mauricio Gargel.

Mário Gaiotto nasceu em 1979, em Tietê-SP, em uma família de imigrantes italianos. Aos dez anos, ganhou sua primeira bateria e muito cedo, ingressou no Conservatório de Tatuí e em seguida, na UNESP no curso de percussão sinfônica. Juntamente com alunos da Universidade Santa Marcelina, fundou o Mandu Sarará, quinteto de música brasileira instrumental e jazz, que fez turnês internacionais e gravou dois álbuns, o primeiro, produzido por Swami Jr. com participações especiais do clarinetista Nailor Proveta e Hermeto Pascoal; o segundo com participação de Danilo Caymmi. Integrou a banda de Antônio Nóbrega, na qual teve a oportunidade de atuar como baterista da Orquestra Spok Frevo.

Gravou com Benjamim Taubkin, uma trilha de cinema e tocar em diversas situações, sendo uma delas com a presença do percussionista israelense Itamar Doari. Se apresentou com o pianista Hércules Gomes, com o clarinetista Nailor Proveta, o acordeonista Toninho Ferragutti; o saxofonista Teco Cardoso; o cantor e compositor francês Nicolas Són, entre muitos outros. Foi contratado como baterista de algumas franquias de musicais, tais como Rock in Rio, Shrek, Aida e We Will Rock You, esta última com parte da equipe vinda do espetáculo original inglês. Viveu em Portugal, onde estudou com o baterista Bruno Pedroso, o mais requisitado da cena jazzística de Portugal.

Para conhecer: https://www.youtube.com/watch?v=Nbj9BMgxd8Y