Mundo Circo abre programação de abril com Circo Zanni e Jorge Veras, mestre de cerimônias premiado

Em abril tem circo o mês todo n’O Mundo do Circo SP, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte. O equipamento cultural traz atrações gratuitas para toda a família e apresentações especiais com grupos e artistas premiados / indicados ao Troféu Picadeiro 2024.

Fotografia colorida de Los Agady por Divulgação Mundo Circo
Los Agady | Foto: Divulgação Mundo Circo

A programação do mês começa com o Circo Zanni, que se apresenta nos dias 2, 3 e 4, quarta, quinta e sexta-feira, às 11h e 15h, e no dia 5, sábado, às 14h e 17h.

No dia 6, domingo, às 17h, o público confere apresentação comandada pelo Mestre de Cerimônias Jorge Veras, finalista na categoria Mestre de Cerimônias do Troféu Picadeiro.

O espaço recebe os espetáculos Circo Nações, da Família Bartolo, no dia 9, quarta-feira, às 11h e 15hUnião Circono dia 10, quinta-feira, às 11h e 15hEssência, de Anderson Malabarista, no dia 12, sábado, às 17h; e Vitreo, da Cia Vitreo, no dia 13, domingo, às 17h.

A programação segue com Petit Varietê, da Brisa Produções, no dia 16, quarta-feira, às 11h e 15hMoranguinho, do Circo do Moranguinho, no dia 17, quinta-feira, às 11h e 15hProezas e Peripécias, dos Irmãos Figurano dia 19, sábado, às 17h; e Rolling Moves, do Duo Erick & Christa, no dia 20, domingo, às 17h.

Nos dias 23, quarta-feira, às 11h e 15h, acontece o espetáculo Circo Thor Temporada 2025, do Circo Thor e no dia 24, quinta-feira, às 11h e 15h, acontece apresentação de A Trajetória de Um Palhaço Sonhador, da Cia. Teatral Klen Show.

No dia 26, sábado, às 17h, é a vez de Clássicos do Circo, do Parlapatões. Já no dia 27, domingo, às 17h, o público confere Hoje Tem Espetáculo!!!, do Circo Teatro Rosa dos Ventos, vencedor do Troféu Picadeiro na categoria Espetáculo Circense Adulto – Júri Popular. E no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 11h e 15h, tem Super Circo Los Agady, dos Los Agady.

O espetáculo trás o universo tradicional do Circo, onde o mesmo apresenta artistas ilustres,

Malabarista, Acrobatas aéreos, Força Capilar, Mágicos, Bambolistas e Bailarinas e os palhaços que interagem com o público.

Além disso, às quartas, quintas-feiras, sextas e sábados (1 a 27/04), em horários diversos, o público pode conferir Performances Circenses da trupe de Pedro de Ulhôa Cintrano Picadeiro a Céu Aberto, e o projeto Movimento Ativo, com Ana Collde 2 a 30 de abril, quartas e quintas, das 10h30 às 11h30.

Confira a programação completa abaixo e no site d’O Mundo do Circo SP 

(todos os espetáculos possuem entrada gratuita, com distribuição de ingressos na bilheteria – chegar com antecedência, pois a distribuição está sujeita à lotação).

Performances Circenses, da trupe de Pedro de Ulhôa Cintrano Picadeiro a Céu Abertode 1 a 27 de abril, quartas, quintas, sextas-feiras e sábados, em horários diversos.

Apresentações com diversas linguagens circenses no Picadeiro a Céu Aberto d’O Mundo do Circo SP.

Classificação etária: Livre

Movimento Ativo, com Ana Collde 2 a 30 de abril de 2025, quartas e quintas, das 10h30 às 11h30, na Lona Multiuso.

O projeto Movimento Ativo tem como objetivo proporcionar uma abordagem inovadora e inclusiva para promover a saúde física e mental na terceira idade. A atividade propõe uma vivência em circo com práticas introdutórias às suas habilidades básicas, como bandas elásticas, pesos leves, bolas de malabarismo, obstáculos para treinamento funcional, pontos de ancoragem e tecidos.

O Movimento Ativo conta também com técnicas de movimento livre que contribuem para a promoção da coordenação, equilíbrio e concentração. Para participar da atividade, é preciso levar tapete de yoga ou uma toalha que possa ficar no chão.

Classificação etária: Adequado para pessoas a partir de 60 anos

Entrada gratuita | As inscrições podem ser feitas no local

Duração: 60 minutos

Circo Zanni, do Circo Zannidias 2, 3 e 4, quarta, quinta e sexta-feira, às 11h e 15h, e no dia 5, sábado, às 14h e 17h, na Lona Picolino.

Circo Zanni é um espetáculo de variedades, com música ao vivo, que‬‭ reúne o que há de melhor dos artistas que integram a companhia,‬ formada por diferentes grupos circenses atuantes na cidade de São‬‭ Paulo (La Mínima, Circo Amarillo, Cia Barnabô, La Class, Artinerant’s e‬‭ Cia da Rosa).‬

Classificação etária: Livre

Entrada gratuita

Duração: 60 minutos

MC Mestre de Cerimônias Jorge Veras no dia 6 de abril de 2025, domingo, às 17h, na Lona Picolino.

Espetáculo circense tradicional comandado pelo icônico MC Jorge Veras, que coleciona passagens por grandes circos brasileiros e estrangeiros. O show conta com números de malabares, tecido acrobático, corda indiana, equilíbrio e palhaçaria.

Classificação etária: Livre

Entrada gratuita

Duração: 60 minutos

Circo Nações, da Família Bartolo, no dia 9 de abril de 2025, quarta-feira, às 11h e 15h, na Lona Picolino.

O Circo das Nações descende do Gran Bartholo Circus, que foi importante nas décadas de 70 e 80. Começou como Circo Mágico Nacional em junho de 2005 e, em março de 2023, retornou com o novo nome em homenagem ao local que abrigou o circo durante a pandemia.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos

União Circo, da União Circo, no dia 10 de abril de 2025, quinta-feira, às 11h e 15h, na Lona Picolino.

Prepare-se para uma viagem mágica e emocionante com o “União Circo”, um espetáculo de circo tradicional que promete encantar toda a família! Com uma combinação vibrante de palhaços, tecidos aéreos, lira, arame, magia e monociclo, o “União Circo” traz à cena a essência do circo clássico.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 45 minutos

Essência, de Anderson Malabarista, no dia 12 de abril de 2025, sábado, às 17h, na Lona Picolino.

No coração do picadeiro, histórias de diferentes gerações se encontram para transformar o acaso efêmero em eternidade. Essência é um espetáculo que mergulha nas raízes da arte circense, trazendo um elenco diverso em linguagem e raça, que evidencia o circo como forma de resistência e expressão.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos

Vitreo, da Cia Vitreo, no dia 13 de abril de 2025, domingo, às 17h, na Lona Picolino.

Será que o simples fluxo da natureza é o que os humanos precisam? Ou talvez o nosso instinto de criar seja capaz de se sobrepor a qualquer outro tipo de vida a ponto de transformar todo um ecossistema? Vítreo apresenta uma atmosfera visceral onde a natureza e a humanidade coexistem de maneira tensa, exigindo uma tomada de consciência de que, talvez, o verdadeiro desafio não seja transformar o ecossistema, mas aprender a respeitá-lo e viver em harmonia com ele.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos

Petit Varietê, da Brisa Produções, no dia 16 de abril de 2025, quarta-feira, às 11h e 15h, na Lona Picolino.

Se caracteriza pela presença de artistas circenses tradicionais e contemporâneos, num interessante diálogo  de diferentes expressões artísticas. Números clássicos do circo estão entremeados com a figura do mestre de cerimônia, que narra cada atração de forma divertida e inusitada.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 45 minutos

Moranguinho, do Circo do Moranguinho, no dia 17 de abril de 2025, quinta-feira, às 11h e 15h, na Lona Picolino.

Um espetáculo de circo tradicional feito para todas as famílias Brasileiras com números aéreos, magia e muita diversão com o palhaço Moranguinho.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 45 minutos

Proezas e Peripécias, dos Irmãos Figura, no dia 19 de abril de 2025, sábado, às 17h, na Lona Picolino.

Nesta façanha, o público pode conferir o melhor e o pior do repertório de proezas e peripécias dos Irmãos Figura. A dupla entra em cena para jogar tudo para o alto – inclusive eles mesmos! Palhaçaria, acrobacias malucas e números inenarráveis de malabares com monociclos fazem parte dessa grande brincadeira. Com muita originalidade e carisma, os irmãos dão tudo de si e envolvem toda a plateia neste clássico espetáculo circense.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos

Rolling Moves, de Duo Erick & Christa, no dia 20 de abril de 2025, domingo, às 17h, na Lona Picolino.

Este espetáculo tem rodas por toda parte. Erick & Christa seguem rodando juntos durante a apresentação com movimentos incríveis e todos os tipos de rodas. Você verá Christa patinando em seus patins com rodas inline, Erick surfando com sua bicicleta e Christa girando em sua roda Cyr.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 40 minutos

Circo Thor Temporada 2025, do Circo Thor, no dia 23 de abril de 2025, quarta-feira, às 11h e 15h, na Lona Picolino.

Um grande espetáculo com apresentações de diversas modalidades circenses, incluindo trapézio, equilibrismo e palhaçaria.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos

A Trajetória de Um Palhaço Sonhador, da Cia Teatral Klen Show,, no dia 24 de abril de 2025, quinta-feira, às 11h e 15h, na Lona Picolino.

Uma vida inteira dedicada em levar alegrias, se arriscando em acrobacias e vôos, Cartucho, agora na melhor idade, encontra barreiras para continuar no circo que outrora lhe acolhia com aplausos e admiração. Mas é por meio da magia que o circo proporciona que podemos visualizar os frutos de sua trajetória, onde a tradição e a inovação se fundem despertando a criança em nosso interior. Venha se emocionar e se divertir com um espetáculo inclusivo repleto de comicidade e fascínio!

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 40 minutos

Clássicos do Circo, dos Parlapatões, no dia 26 de abril de 2025, sábado, às 17h, na Lona Picolino.

Clássicos do Circo reúne alguns dos mais divertidos números cômicos e circenses de diversos

espetáculos da trajetória de trinta e três anos dos Parlapatões. Quatro palhaços passam das mais clássicas reprises aos números mais inovadores em sua linguagem.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos

Hoje Tem Espetáculo!!!, do Circo Teatro Rosa dos Ventos, no dia 27 de abril de 2025, domingo, às 17h, na Lona Picolino.

O mais antigo espetáculo do Rosa dos Ventos tem mais de 24 anos de estrada, com mais de 600 apresentações, em 12 estados brasileiros, participou de importantes festivais nacionais. “Hoje Tem Espetáculo!!!” é um encontro com o clássico, nele o público pode conferir alguns dos números mais tradicionais da história do palhaço do brasileiro, cenas vividas há mais de 200 anos dentro das lonas contadas com a característica da comicidade popular do Grupo.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 60 minutos

Super Circo Los Agady, dos Los Agady, no dia 30 de abril de 2025, quarta-feira, às 11h e 15h, na Lona Picolino.

O espetáculo trás o universo tradicional do Circo, onde o mesmo apresenta artistas ilustres,

Malabarista, Acrobatas aéreos, Força Capilar, Mágicos, Bambolistas e Bailarinas e os palhaços que interagem com o público.

Classificação etária: Livre
Entrada gratuita
Duração: 50 minutos

Endereço de O Mundo do Circo SP: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru, São Paulo – SP, 02030-100

Sobre O Mundo do Circo SP

O Mundo do Circo SP é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com gestão e curadoria da Organização Social Amigos da Arte. O programa foi criado a partir do desejo de valorizar a experiência lúdica e afetiva do universo circense.

Dividido em três grandes lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Exposição -, o programa ocupa um espaço de mais de 10 mil m² do Parque da Juventude, na capital paulista. O Mundo do Circo SP tem uma programação variada com artistas nacionais e internacionais que contemplam todo o universo circense, promovendo espetáculos para todos os públicos, além de performances e números de rua, exposições e experiências.

Sobre a Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos.

Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Instagram | Site