A maior Parada do Orgulho LGBT+ do mundo apresenta nova marca para expandir pautas da comunidade e representar ainda mais sua identidade

As lutas da comunidade LGBT+ ganham ainda mais força quando vão para a rua. E para representar esse poder dentro da Parada do Orgulho LGBT+, a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo em conjunto com a FOME Agência de Comunicação, a qual já vinha a frente da comunicação do evento há alguns anos apresentam em 2024 uma nova marca do evento, contando uma história sobre atravessamentos enfrentados diariamente.

Arte colorida de bandeira da Parada do Orgulho LGBT+ São Paulo - Divulgação
Parada do Orgulho LGBT+ São Paulo – Divulgação

“A Parada SP está na rua, mas a rua tá na Parada?” Foi esse o questionamento que deu origem a nova marca que, assim como os cruzamentos de uma avenida de quase 3 km, traz para as letras do logo intersecções, cores que representam a cidade e um movimento necessário para dar mais visibilidade a um caminho que passa por diversas pautas, classes e possibilidades.

“Trazer a rua para dentro da discussão é conversar com a diversidade, abraçar movimentos sociais e seus atravessamentos”, comenta Nelson Matias Pereira, presidente da APOLGBT-SP. 

A nova marca representa estas intersecções com as sobreposições das letras, junto às cores da bandeira paulistana, suas esquinas, seus cruzamentos, os cantos não ouvidos e que precisam cada vez mais estarem presentes nas decisões e pautas de interesse mútuo.

As cores tão representativas da bandeira LGBT+, marcam presença como um grande manto acima das  pessoas diversas e suas respectivas interseccionalidades. 

“Esta marca não só trouxe um desafio em representar uma causa tão importante, mas também muito envolvimento de todo o time de planejamento e criativo, construído não hoje, mas através de tudo que foi absorvido com a parceria com a APOLGBT-SP nestes anos, muita escuta à fatores importantíssimos que não poderiam deixar de ser representados: as pessoas, a cidade de são Paulo e esse abraço, essa bandeira que não deixa ninguém de fora”  comenta Omar Hamam, Diretor da agência Fome.

Sobre a ParadaSP

A ParadaSP – Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada em 1999. Detém a marca Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece desde 1997 na Avenida Paulista. Parte desses participantes fundou a ParadaSP, que, desde então, cresceu com a ajuda de voluntários. A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo tornou-se a maior do mundo, amplificando as vozes da comunidade LGBT+ e possibilitando que a ParadaSP realizasse outros eventos militantes.

Arte colorida da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo - Divulgação
Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo – Divulgação