A Casa de Francisca está em um local considerado Patrimônio histórico recém restaurado, o Palacete Tereza abrigou a primeira loja de instrumentos da cidade, Casa Bevilacqua, a editora de música Irmãos Vitale e a rádio Record na época áurea do rádio, chegando a ser conhecido como “A esquina musical de São Paulo”.

Programação do mês

  • Ter 14/02 21h30
ORQUESTRA MUNDANA REFUGI

Em concerto retrospectiva dos dois primeiros álbuns (“Ao vivo” e “Caravana Refugi”), a Orquestra apresenta três músicas de um inédito trabalho que está por vir.

Formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo, a Orquestra Mundana Refugi apresenta, sob a direção musical de Carlinhos Antunes, temas tradicionais da Palestina, Irã, Guiné, Congo e Brasil, além de composições próprias de Carlinhos Antunes para a formação. Nas vozes, Palestina, Congo, Guiné, Irã e Brasil. Os instrumentos vão do kanun ao acordeom, passando pelo piano, violino, cítara chinesa, bouzouki, e tantos outros. Abertura da casa 20h.

______________________________________________

  • Qua 15/02 21h30
A ESPETACULAR CHARANGA DO FRANÇA

BAILE DE CARNAVAL COM A ESPETACULAR CHARANGA DO FRANÇA (BANDA)

O projeto capitaneado pelo saxofonista Thiago França, teve início em dezembro de 2012, a princípio como um baile de pré-carnaval. O disco de estréia, “A Espetacular Charanga do França ataca novamente” veio em 2013, ano dos primeiros shows da banda. Em 2015 a banda virou bloco, trazendo as cores azul e prata, de Ogum e Iemanjá, Orixás padroeiros daquele ano. De lá pra cá, seis discos foram gravados, e entre as apresentações nos dois formatos, França ainda encabeça uma oficina de sopros, voltada para formação de novos músicos carnavalescos por onde já passaram mais de 120 músicos.

Ilustração colorida da Espetacular Charanga do França para Casa de Francisca
A Espetacular Charanga do França | Divulgação

Sendo uma fanfarra, um grupo de percussão e sopros, a Charanga mantém fiel à premissa de ser um bloco de chão, sem carro de som, sempre lado a lado com seus foliões, e já deixou sua marca no bairro da Santa Cecília reunindo uma média de 20 mil pessoas no dia do cortejo carnavalesco, trazendo no repertório músicas autorais, clássicos de carnavais passados e influências.

NUNCA NÃO É CARNAVAL

Em 2019, França começou a reunir o repertório do disco lançado em 2020, com a intenção de criar uma maior diferenciação entre o repertório da banda e do bloco. A idéia era fazer um disco que não soasse tão carnavalesco e que a banda pudesse ocupar outros espaços, mostrando um show com mais improvisos e arranjos mais complexos. Ao constatar durante as gravações que a missão fracassou nesse sentido, o nome veio naturalmente, “Nunca não é carnaval” quando se trata de Charanga.

O disco traz um panorâma abrangente de influências carnavalescas, dos toques de Orixás dos blocos afro-religiosos, a batida frenética do Axé baiano, o suingue de New Orleans, o samba pagodeado dos anos 90 e até melodias que remetem à música etíope.

Thiago França: sax alto, composições e arranjos
Allan Abbadia: trombone
Amilcar Rodrigues: trompete
Anderson Quevedo: sax barítono
Eliezer Tristão: sousafone
Sthe Araújo: agbê e surdo
Welington Moreira “Pimpa”: caixa, surdo, cuíca e agogô
Samba “Sam” Ossalê: surdo, conga, agogô e reco-reco

______________________________________________

 

  • Qui 16/02 21h30
CARAVANA TONTERIA

Caravana Tonteria é um quarteto formado pela atriz Letícia Sabatella (composições e voz), pelo ator e multi-instrumentista Fernando Alves Pinto (serrote, trompete, violão e voz) e pelos músicos Paulo Braga (piano) e Zéli Silva (contra-baixo), que tem em seu repertório canções autorais (todas de Letícia) e outras de grandes referências da música universal como Chico Buarque, Cole Porter, Kurt Weill, Duke Ellington e Carlos Gardel.

Ambientado simbolicamente em um cabaré itinerante, o show de música, com estilos heterogêneos, dialoga com a cena, garantindo um caráter mais performático à apresentação.

______________________________________________

 

  • Sex 16/02 – 22h00
  • Sab 17/02 – 22h00
BAILE À FANTASIA // BAILE DOS FIOS CONVIDA MARIA ALCINA

A Casa de Francisca apresenta seu já tradicional baile à fantasia em 2 noites de carnaval com “Baile dos fios convida Maria Alcina”.

Maria Alcina dispensa apresentação, é personalidade de nossa música, com reconhecido lugar numa galeria de intérpretes com forte identidade. Em qualquer registro da história da música brasileira recente, tem que constar sua performática atuação no Festival Internacional da Canção (1972) e vencedora da parte nacional, eternizando a música Fio Maravilha, de Jorge Ben Jor.

Baile dos Fios com Paula Sanches (dia 17) e Bruna Caram (dia 18) celebra o carnaval com uma homenagem a todas as festas brasileiras. O repertório é quente e vibrante, com arranjos diferenciados e uma mistura de influências dos antigos bailes de gafieira, maxixes, frevos, forrós e o carnaval de rua.

A instrumentação e sonoridade propostas têm como referência as formações tradicionais das Bandas de Pífanos, Orquestras de Frevo, Fanfaras, Forró de Rabeca e contemporâneos, como o Baile do Almeidinha, Spok Frevo Orquestra e Pife Muderno. Para essa celebração, somam-se ao quarteto do Fios o trombone de Conrado Bruno e a percussão de Danilo Moura.

______________________________________________

 

  • Sab 18/02 12h00
  • Dom 19/02 12h00
MATINÊ // MAURICIO PEREIRA E TURBILHÃO DE RITMOS // “CARNAVAL TURBILHÃO”!

Um sensacional show de marchinhas de carnaval na Casa de Francisca em duas sessões sábado e domingo: um programaço pra quem tem de 8 a 80 anos!
Turbilhão é Carneiro Sândalo na bateria, Reinaldo Chulapa no baixo, Daniel Szafran no teclado, Tonho Penhasco na guitarra, Luiz Claudio Faria no trompete e Mauricio Pereira na voz.

______________________________________________

 

  • Qui 23/02 21h30
SAMBA DA VICTÓRIA CONVIDA BLOCO AGORA VAI & DESSA BRANDÃO

A cantora e percussionista Victória dos Santos apresenta roda de samba inspirada na obra de artistas como Clementina de Jesus, Alcione, Geraldo Filme, Wilson Moreira e Nei Lopes e convida o núcleo do bloco carnavalesco da barra funda, Agora Vai, e a cantora e cavaquinista, Dessa Brandão, para seguir os festejos de carnaval na Casa de Francisca.

Victória é colaboradora de artistas como Jards Macalé, Ava Rocha, Mateus Aleluia, Nei Lopes, Drik Barbosa, entre outros. Paulistana e mestra da bateria do bloco “Agora Vai”, atua há mais de dez anos na cena independente.

Ilustração colorida da do Samba de Victória para Casa de Francisca
Samba de Victória | Divulgação

O “Agora Vai” é um bloco fundado na Barra Funda por artistas, com 19 anos de folia e quinze marchas enredo autorais (desde 2004, uma nova a cada ano). Além das composições marcadas pelo bom humor, exaltação a diversidade e irreverência, apresentam também marchas que fazem a história do carnaval paulistano.

Dessa Brandão, sempre teve seus trabalhos envolvidos em projetos com finalidade de trazer protagonismo às mulheres. Seu show conta com repertório de covers de verdadeiros hits do samba e do pagode, além de suas músicas autorais que estão em processo de gravação.

Victória dos Santos
Marcelo Martins
Mano Jotta
Simone Gonçalves
Xeina Barros
Pedro Moreira
Alfredo Castro
Núcleo do Bloco Agora Vai (Carlota Joaquina, Paula Klein, Jonathan Silva, Eduardo Alves, Fagundes Emanuel e Lincoln Antonio)
Dessa Brandão

______________________________________________

 

  • Sex 24/02 22h00
FABIANA COZZA // BAILE DA RESSACA!

Contar a história das marchinhas é de certa forma narrar a história do Carnaval brasileiro. Sucesso desde o início do século XX, as marchinhas ganharam mais força em meados da década de 20, começo dos anos 1930, com a consolidação do Rádio no Brasil e a popularização dos discos.

Intérpretes como Carmem Miranda, Francisco Alves, Silvio Caldas, Mário Reis entre outros tornam-se responsáveis por temas que ainda hoje povoam o imaginário popular e que são recorrentes no Carnaval que acontece de norte ao sul do país atraindo um público de diferentes faixas etárias.

Amante deste carnaval que conhece de perto desde criança, a cantora Fabiana Cozza propõe um resgate do baile à fantasia e da atmosfera e a alegria dos salões carnavalescos de antigamente. Acompanhada por uma banda com sete músicos (violão, baixo, cavaquinho, percussão e sopros) o projeto foi batizado como “Balancê”, título homônimo da canção escrita por João de Barro e Alberto Ribeiro.

A pesquisa compreende mais de 30 canções cujos compositores tornaram-se ícones do cancioneiro nacional como Braguinha, Joubert de Carvalho, Lamartine Babo, Zé Ketti, Luis Antônio, Haroldo Lobo, Antônio Nássara entre outros. Clássicos como “O teu cabelo não nega”, “Pegando fogo”, “Quem sabe, sabe”, “Máscara negra”, “Aurora”, “Hino do Carnaval Brasileiro”, são alguns dos temas a serem apresentados.

O espetáculo tem início com o grito de “Ó Abre Alas”, de 1898, escrita por Chiquinha Gonzaga. As canções avançam no tempo e chegam à década de 80 com compositores contemporâneos como Moraes Moreira e Caetano Veloso.

______________________________________________

 

  • Sab 25/02 22h00
ALAÍDE COSTA & CLAUDETTE SOARES CANTAM MILTON

Participação de Alexandre Vianna Trio

Colegas de geração e representantes legítimas da Bossa Nova, as amigas Claudette Soares e Alaíde Costa se unem mais uma vez, agora em um show para homenagear Milton Nascimento na ocasião dos festejos dos seus 80 anos.

No repertório estão músicas que as cantoras gravaram ao longo da carreira e outras nunca antes interpretadas por elas. Alaíde Costa apresenta, entre outras, “Outubro”, “Beijo Partido”, “Viola Violar”, “Travessia” e “Me Deixa em Paz”, o famoso samba de Monsueto que ela imortalizou ao regravar com Milton Nascimento no famoso “Clube da Esquina”, de 1972.

Ilustração colorida da de Alaíde Costa e Claudette Soares para Casa de Francisca
Alaíde Costa e Claudette Soares | Divulgação

Claudette Soares faz releituras de “Tarde”, “Canção da América”, “Encontros e Despedidas” e “Nada será como antes”, entre outras pérolas.

Os arranjos são do pianista Alexandre Vianna, que já gravou alguns álbuns com as artistas e que junto do seu trio tem um trabalho instrumental com as composições de Milton. Esse trio fará o acompanhamento musical de Alaíde e Claudette num show que promete muita emoção.

______________________________________________

Casa de Francisca, espaço sócio-cultural que desde 2006 cultiva curadoria voltada ao comprometimento artístico e a diversidade musical, mudou-se para o local dia 8 de fevereiro de 2017, abrindo também para proposta de almoço afetivo em alguns dias da semana.

Como chegar? 

Casa de Francisca / Palacete Teresa
Rua Quintino Bocaiúva 22 – Sé – 1º andar
São Paulo SP | Brasil

T 11 3052 0547
reservas@casadefrancisca.art.br
info@casadefrancisca.art.br

Estacionamento conveniado (a duas quadras da casa)
Wg Estacionamento
Rua Senador Feijó 173/177 – 11 99742 1200
(R$30 preço único)

Desembarque Táxi / Uber (Waze):
Rua Benjamin Constant (esquina com a Rua Quintino Bocaiúva)

Recomendações de acesso:
Metrô (Estação Sé)

Para-ciclos bicicletas público:
Esquina com a Rua Direita

Terça a sábado : 11h30 às 15h e 20h a 1h
Almoço e Música : Sábados e Domingos em duas sessões (12h e 15h) – reservas na parte de programação

____________________________________