Rashid leva turnê do disco Movimento Rápido dos Olhos para o Sesc Belenzinho, em São Paulo

Em Movimento Rápido dos OlhosRashid entrega um novo  formato de consumo para o público (ouça aqui). O quarto trabalho de estúdio é definido pelo artista como um álbum-áudio-filme e intercala as músicas com animação em quadrinhos ao longo de 15 faixas.

Fotografia em preto e branco de Rashid para Movimento Rápido dos olhos por Ênio Cesar
Rashid | Foto: Ênio Cesar

Estas constroem uma jornada de mudanças regida pela evolução pessoal e pelos questionamentos às regras. Agora, nos dias 9 e 10 de junho, o rapper leva esta experiência para o palco do SESC Belenzinho, em São Paulo, e conduz, diretamente, o espectador pela imersão na saga do protagonista Samurai. Os ingressos estão disponíveis (acesse aqui).

Movimento Rápido dos Olhos apresenta uma nova faceta de Rashid, não só musicalmente, reforçando suas influências fora do rap, como também o artista multifacetado responsável por entregar uma nova experiência de consumo, sem estar preso a fórmulas e sem perder a sua marca nas rimas afiadas e necessárias. “Movimento Rápido dos Olhos é cinema para os ouvidos”, explica o cantor.

O repertório, além das novas canções, também contempla os principais sucessos da carreira do cantor paulistano como “Pipa Voada”, parceria com Emicida e Lukinhas, que conferiu o primeiro Disco de Diamante à trajetória do rapper; e “Bilhete 2.0”, colaboração com o carioca Luccas Carlos que rendeu ao artista um certificado de Platina Duplo.

Serviço: 

Rashid @ Sesc Belenzinho, SP
Data: 9 e 10 de junho (sexta-feira e sábado)
Horário: a partir das 20h30
Local: Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo
Ingressos: https://www.sescsp.org.br/programacao/rashid-3/
Valores: Inteira: R$40
Meia entrada: R$20
Credencial plena: R$12

Ouça “Movimento Rápido dos Olhos” aqui

Assista aos visualizers “Movimento Rápido dos Olhos” aqui 

Tracklist:

  1. ORÁCULO
  2. DEIXAI TODA ESPERANÇA (feat Macedo Bellini)
  3. UM BRINDE A TODOS QUE SE FORAM
  4. JOGO SÉRIO (feat. BK’ e Marissol Mwaba)
  5. TEM DIAS QUE
  6. PÍLULA VERMELHA, PÍLULA AZUL
  7. AGORA VOCÊ ME DEVE
  8. A LUA ATRÁS DO PRÉDIO
  9. VER EM CORES (feat. Liniker)
  10. CONTEXTO, CAFÉ E CORAGEM
  11. NÃO SABEM DE NADA
  12. NA ENTRADA DO CÉU (feat. Stefanie)
  13. LINHA DE FRENTE (feat. Amiri e Don L)
  14. ÀS MARGENS DO RIO LETE
  15. AO SUBIR DAS LETRINHAS (feat. Curumin)


Ficha Técnica:

Vozes Originais: Guilherme Briggs, Adriana Couto e Rodrigo Carneiro
Direção musical: Rashid
Direção audiodrama / sound design / foleys: Fábio Hataka
Produção Executiva: Dani Rodrigues, Rashid
Realização: Foco na Missão

MRO

A cultura oriental é um forte guia em Movimento Rápido dos Olhos. Seja nas animações, em formato de quadrinhos, ou nos personagens. Isto se deve à admiração que Rashid cultivou ao longo dos anos.

“Essa identificação nasceu ainda na época das batalhas, onde toda semana meu talento estava em jogo contra MCs incríveis e eu precisava de uma disciplina intensa para continuar evoluindo.

Nessa época, conheci livros como Bushido, Hagakure e a própria história do Miyamoto Musashi, o samurai mais famoso da história do Japão”, lembra o rapper, que complementa: “eu me identifiquei com muitas coisas ali e, a partir disso, formei parte da base do meu pensamento sobre rotina, dedicação e foco”.

Para representar visualmente Movimento Rápido dos Olhos, a capa do disco traz o Rashid caracterizado de Samurai. A escolha desta figura para encabeçar o enredo foi algo natural para o artista.

“A personalidade do Samurai traduz, de certa forma, muito sobre temas abordados nos meus sons. Ele não só é uma manifestação do eu lírico do Rashid, mas também um retrato de todos que se identificam. Por isso, ele não tem nome, porque ele pode ser qualquer um”, afirma.

O ponto de partida da obra é com a faixa “Oráculo”. Ela é responsável por apresentar a jornada do Samurai e o universo de Movimento Rápido dos Olhos para o público.

Deixai Toda Esperança”, música na qual Rashid divide os vocais com Macedo Bellini, é uma carta para a Morte e foi inspirada no poema “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri.

“Você precisa lembrar daqueles que se foram, mas precisa celebrar também quem continua vivo ao seu lado” é a premissa guia de Rashid em “Um Brinde A Todos Que Se Foram”, composição que passeia pelas memórias do protagonista e transforma as dores em combustível.

Jogo Sério”, por sua vez, tem participação de Marissol Mwaba e do rapper BK’, e trata sobre a necessidade de tomar as rédeas da situação, mesmo com todas as adversidades. Ela culmina em “Tem Dias Que”, um mantra de aceitação que funciona como um lembrete: nem todos os dias são bons e não é preciso dar conta de tudo o tempo todo.

Fotografia em preto e branco de Rashid por Ênio Cesar
Rashid | Foto: Ênio Cesar

A jornada de Samurai tem sequência com “Agora Você Me Deve”, que antecede a faixa “A Lua Atrás Do Prédio”, resposta — na perspectiva de uma criança — para o single “Porque É Proibido Pisar Na Grama”, de Jorge Ben Jor. “São questões que, de tão ingênuas, se tornam profundas e filosóficas em alguma instância”, explica.

O dia amanhece na narrativa em “Ver Em Cores”. Com a participação de Liniker, com sua voz que carrega candura e potência, a canção marca a virada da história. A partir deste momento, a narrativa dá lugar à esperança e a novas descobertas. Marco disso é o interlúdio “Contexto, Café e Coragem”, quando Samurai se dá conta que o seu poder não está na força ou na lâmina de sua espada, mas, sim, nas palavras.

Na Entrada do Céu”, com participação de Stefanie, traz outro momento de emoção na tracklist. “A música fala sobre pessoas que estão aguardando serem registradas na entrada no céu e cada um conta como chegou ali”, resume. Com Amiri e Don L, “Linha De Frente” reitera o papel de pessoas que estão no holofotes para tomarem frente nas lutas.

“De nada valem todas as habilidades e ser o melhor MC do mundo se as coisas que a gente fala e faz não forem em prol do nosso pessoal”, pontua. Mais uma referência ao texto poético “A Divina Comédia”, “Às Margens Do Rio Lete” nasce como uma forma de reforçar a canção anterior e, marca, mais uma vez, a mudança no foco do protagonista.

Ao lado de Curumin, Rashid questiona a arte na vida das pessoas em “Ao Subir Das Letrinhas”. “Respiramos arte no dia a dia e as nossas músicas são um reflexo disso. A arte é a forma como a gente vive”, resume. Marcando o final de Movimento Rápido dos Olhos, essa faixa busca estimular que as pessoas vivam as suas vidas após o crédito final.

“Quando o crédito sobe é quando começa de fato a obra da sua vida”, declara. Anteriormente, Rashid já tinha divulgado outras duas faixas do disco: “Pílula Vermelha, Pílula Azul” (assista aqui) e “Não Sabem De Nada”(assista aqui).

Movimento Rápido dos Olhos apresenta uma nova faceta de Rashid, não só musicalmente, reforçando suas influências fora do rap, como também o artista multifacetado responsável por entregar uma nova experiência de consumo, sem estar preso a fórmulas e sem perder a sua marca nas rimas afiadas e necessárias. “Movimento Rápido dos Olhos é cinema para os ouvidos”, finaliza.

Fotografia em preto e branco de Rashid por Ênio Cesar
Rashid | Foto: Ênio Cesar