O Dhrupad é a forma mais antiga sobrevivente da música clássica indiana, e teve origem no canto de hinos e mantras védicos. Também pode ser vista como uma meditação, uma forma de yoga baseada no conhecimento dos nadis e chakras, e também como uma arte performativa que retrata um vasto universo de emoções humanas.

Fotografia de Ricardo Passos para divulgação de Dhrupad
Ricardo Passos e Edson Fernando | Divulgação

Uma oportunidade única para contemplar este canto, profundamente espiritual e meditativo, será oferecida pelo multi-instrumentista Ricardo Passos, acompanhado por Edson Fernando no próximo domingo, 4 de dezembro, às 18h, no Espaço Rasa, dentro do projeto RASAcústico.

Explorando com profundidade a improvisação e misturando elementos da cultura oriental com a polifonia da cultura ocidental, Ricardo Passos viaja pelo mundo há duas décadas. Em passagens pela Índia, se dedicou ao Konnakolpakhawaj, nagarakanjira e ao canto Dhrupad.

Estudou, ainda, violão clássico e piano no Conservatório do Porto, guitarra jazz na Escola de Jazz do Porto, violão flamenco na Espanha, guembri no Marrocos, derbake, rik e bendir no Egito, saz na Turquia, tonbak e def no Irã e kuzheng na China e percussão brasileira e cubana no Brasil – onde concluiu licenciatura em música na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

Edson Fernando é bacharel em percussão (UFMG, 2006) e baterista atuante na cena musical mineira. Em 2014, o músico inicia seus estudos de Pakhawaj, tambor ancestral da música clássica indiana, com o mestre Pt. Manik Munde. Desde então, inseriu o Pakhawaj e sua linguagem em diferentes abordagens musicais, seja acompanhando a viola caipira, na música instrumental ou na canção.

Na música indiana o músico acompanha diversos cantores de Dhrupad em concertos no Brasil e na Índia e recentemente vem pesquisando e adaptando composições de Pakhawaj da tradição de Odissa.

Sobre o Espaço Rasa

Andrea Prior é Dançarina, atriz e diretora, sua formação artística multifacetada inclui dança, teatro e música. É fundadora, coordenadora e professora de danças clássicas indianas do ESPAÇO RASA, centro para a divulgação, desenvolvimento, aprofundamento e pesquisa de danças e teatro, desde 2002.

Dirige o Grupo Rasananda, cujo trabalho, baseado nas danças indianas, tem sido apresentado em vários espaços em São Paulo como forma de propagação cultural.

Paralelamente à atividade preponderante de dança, desenvolve trabalho como diretora e atriz em espetáculos voltados ao universo oriental. Nesta vertente, adaptou e dirigiu o épico Ramayana para o público infantil e dirigiu Histórias de Lá do Lado de Cá, espetáculo infantil para celebrar os 100 anos de imigração japonesa no Brasil, unindo contos tradicionais indígenas e brasileiros.

Em setembro de 2010 lançou o livro para crianças “Lendas Indianas- Pequenas Grandes Histórias da Terra Milenar”, Ed. Salesiana. Nesta oportunidade, adaptou e dirigiu 04 contos do livro para teatro e dança, criando o espetáculo “Pequenas Grandes Histórias da Terra Milenar”, apresentado na tarde de autógrafos (Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos).

A partir dai, a contação de histórias Lendas Indianas foi apresentada em varias unidades do Sesc.

Seu trabalho artístico possui profunda influência da cultura indiana e oriental, universo que pesquisa desde 91. Suas viagens à Índia resultaram no aprimoramento dos estilos tradicionais de dança indiana e resultaram em espetáculos de dança e teatro apresentados no Brasil e no exterior.

Fundada e dirigida por Andrea Prior, desde 2004, a Cia. Rasananda tem sede no Espaço Rasa e desenvolve sua pesquisa nas danças clássicas indianas. Fundamenta seu trabalho artistico no Odissi e Kathak, bem como o aspecto coreográfico do repertório tradicional e autoral.

Ao longo destes anos, formou um rico repertório coreográfico com itens tradicionais que exploram de forma sensível as belas histórias da mitologia hindu.

A companhia tem levado seus espetáculos a diversos eventos e lugares, como mostras de dança, ONGS, saraus culturais, peças de teatro, eventos esportivos visando à saúde e ao bem-estar, programas televisivos e do desfile do Carnaval de São Paulo 2009, alcançando públicos variados e de diferentes faixas etárias.