Sesc Belenzinho na Virada Cultural 2024
O Sesc São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realiza, em 19 unidades na capital paulista, uma série de atividades que integram a programação da Virada Cultural do Pertencimento 2024, entre às 18h do sábado, dia 18 de maio, e às 18h do domingo, dia 19.
As ações do Sesc na Virada Cultural acontecem nas unidades 14 Bis, 24 de Maio, Avenida Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Casa Verde, Centro de Pesquisa e Formação, CineSesc, Consolação, Florêncio de Abreu, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro e Vila Mariana, com opções gratuitas voltadas a diferentes faixas etárias, em áreas como Música, Teatro, Circo, Dança, Cinema, Literatura, Tecnologias e Artes e Artes Visuais.
Destaques da programação
Dentre os shows que são destaque na programação do Sesc na Virada estão as apresentações de Tom Zé (Sesc 14 Bis), Ed Motta (Sesc 24 de Maio), Cris SNJ (Sesc Avenida Paulista), Anelis Assumpção (Sesc Belenzinho), Zélia Duncan (Sesc Bom Retiro), Fat Family (Sesc Consolação), Mato Seco (Sesc Interlagos), Francisco, El Hombre (Sesc Itaquera), Mariene de Castro e Roberto Mendes (Sesc Pinheiros) e Funk Como Le Gusta (Sesc Pompeia), entre outros.
Apresentações, vivências e exibições voltadas às crianças compõem também a programação do Sesc na Virada. Entre as atrações, a vivência Luderê (Sesc Vila Mariana), um espaço afrolúdico onde bebês têm contato com materiais diversos para livre exploração sensorial e sonora.
O público poderá aproveitar a Virada também para visitar algumas das exposições em cartaz nas unidades do Sesc, como Novo Poder: passibilidade (Sesc Avenida Paulista), do artista Maxwell Alexandre; Um Defeito de Cor (Sesc Pinheiros), inspirada no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves; Quase Circo – Carmela Gross (Sesc Pompeia); e a instalação A Árvore-Escola (Sesc Santana), do Grupo Contrafilé. No Sesc 24 de Maio, o público confere a 8ª edição da Printa-Feira, evento dedicado à arte impressa autoral e a publicações alternativas e independentes.
A programação de espetáculos de teatro, dança e circo do Sesc na Virada inclui sessões da peça Lótus (Sesc Ipiranga), de Danielle Anatólio; a montagem que celebra os 45 anos do Grupo TAPA para Tio Vânia (Sesc Santana), de Tchekov; Le Bizu (Sesc Santo Amaro), com a Clarin Cia. de Dança; Primeiro Hamlet (Sesc Vila Mariana), dirigida por Gabriel Villela; e TrabalhaDORES, com a Zózima Trupe (Sesc Florêncio de Abreu).
Para amantes do cinema, no CineSesc, acontece a Virada Vampiresca, com exibições de filmes como Entrevista com Vampiro (EUA, 1994); M, o Vampiro de Dusseldorf (Alemanha, 1931) com trilha ao vivo de Boss in Drama; Nosferatu – O Vampiro da Noite (França, 1979); e Deixa Ela Entrar (Suécia, 2008). E, no Sesc Itaquera, a exibição do clássico do cinema nacional Lisbela e o Prisioneiro (2003) com trilha sonora executada ao vivo.
Ações nas futuras instalações do Sesc na Praça Ramos de Azevedo
Durante a Virada Cultural, uma série de atividades gratuitas na área externa e fachada do edifício João Brícola – localizado na Praça Ramos de Azevedo, 131 – marcam as primeiras ativações do local, que passa por um processo de requalificação para abrigar futuras instalações do Sesc São Paulo no centro da cidade. Entre as atrações, Calçada Digital, uma obra audiovisual multitelas dos artistas Bianca Turner, Bijari, Bretas, Daniel Lima e Ocovisual; o espetáculo circense Construtores, do Coletivo Vertigem; e uma apresentação musical do grupo de hip-hop Senzala Hi-Tech.
Ocasiões como a Virada Cultural reforçam o sentimento de pertencimento da população em relação à cidade, seus espaços públicos e equipamentos culturais, por meio da oferta gratuita de atrações artísticas em diferentes linguagens.
“Esta parceria do Sesc com a prefeitura municipal, portanto, dialoga diretamente com a ação regular da instituição que, cotidianamente, disponibiliza ao público prioritário e à sociedade em geral uma ampla programação sociocultural e de lazer a preços subsidiados ou mesmo gratuita, em ambientes acolhedores”, afirma Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.
Programação Virada Cultural 2024 Sesc Belenzinho
Toré
Dia 18/5. Sábado, as 18h.
Aberto ao público
Toré é um ritual que une e dança, religião, luta e brincadeira! Ele pode variar de acordo com a cultura de cada povo, mas é praticado por muitos, como os Kariri-Xocó, Xukuru-Kariri, Xocó, Potiguara, Pankararé, Pankakarú, Truká e os Funil-ô.
Piano de Frutas Interativas
Dias 18 e 19/5. Sábado, as 18h. Domingo, as 10h e 14h.
Aberto ao público. Sujeito a lotação do público
O público experimenta um instrumento musical feito de bananas, laranjas e limões interativos, no qual, por meio do toque nas frutas, é possível inventar melodias e ritmos. Através do Makey Makey, que permite que objetos se tornem teclas do computador, esta experiência proporciona uma abordagem lúdica de princípios da condutividade elétrica, interatividade e expressão criativa musical.
Maracatu Agô Anama
Dia 18/5. Sábado, as 17h
Aberto ao público
O coletivo Maracatu Agô Anama é um grupo de cultura popular de formação diversificada com multiplicidades de práticas culturais e sociais. Por meio de cortejos ao ar livre, oficinas e vivências, a missão de apresentar o baque e fazer com que crianças, jovens e adultos tenham relação com a coletividade, no sentido estrito da palavra, tão própria das culturas populares e tradicionais.
Confecção de Bonecas Abayomi
Dias 18 e 19/5. Sábado, as 18h. Domingo, as 15h.
Entrega de senhas 30 minutos antes
A aula aberta proposta pelo coletivo Meninas Mahin, em nossa virada cultural, tem por objeto a confecção das bonecas Abayomi e seu intuito é desenvolver o fortalecimento e reconhecimento da cultura afro-brasileira através da contação lúdica de história sobre a boneca e sua feitura.
Confecção e uso de turbante
Dias 18 e 19/5. Sábado, as 18h. Domingo, as 15h
Entrega de senhas 30 minutos antes
Nesta aula aberta, com a confecção do turbante, será feito um resgate histórico sobre a origem deste objeto e suas amarrações, trazendo até os dias de hoje o que sabemos sobre essa ferramenta estética – verdadeiro como um símbolo político de resistência negra.
Cortejo Jukebox
Com Instituto Ôncalo
Dias 18 e 19/5. Sábado, as 19h30 e 21h.
Aberto ao público
Uma apresentação itinerante que surpreende o espectador com versões instrumentais de músicas que estão no inconsciente popular.
Pocket Circus
Cia Duo Dantas
Dias 18 e 19/5. Sábado, as 20h. Domingo, as 16h.
Verificar a retirada de ingressos no final do texto.
Duo Dantas, uma dupla de artistas circenses, celebra 10 anos de parceria com um pocket show que apresenta números importantes de sua história, como adágio acrobático, equilíbrio em cadeiras e roda Cyr.
Bloco do Curupira Pira Pira
Dia 18/5. Sábado, 20h.
Aberto ao público
Bloco com diversão para crianças e adultos com repertório de brincadeiras cantadas, de roda, cacuriá, ciranda e carimbo. Será apresentada, também, uma intervenção artística com bonecos do Mapinguari, Chibamba, bichinho Jaraguá e do Boi Bumbá.
Teatro
Noite dos Palhaços Mudos
Cia La Mínima
Dia 18/5. Sábado, as 21h.
Verificar a retirada de ingressos no final do texto.
Os Palhaços Mudos são seres que habitam a cidade e dedicam-se a praticar palhaçadas. Existe uma Seita, no entanto, que os considera uma ameaça alarmante e os persegue, na tentativa de extingui-los.
Reprise
Cia La Mínima
Dia 19/5. Domingo, as 18h.
Faixa etária: A partir de 12 anos
Verificar a retirada de ingressos no final do texto.
O espetáculo “Reprise” do Grupo La Mínima é uma metáfora sobre a amizade nos dias atuais, utilizando técnicas e reprises clássicas de palhaços de circo como eixo para o roteiro.
Show
Anelis canta Itamar
Dia 18/5. Sábado, as 21h30
Verificar a retirada de ingressos no final do texto.
Anelis Assumpção é paulistana, cantora, compositora, produtora, filha de Itamar, e apresenta repertório com músicas como Quem é Cover de Quem e Vou de Vai Vai.
Cordão da Dona Micaela
Dia 19/5. Domingo, as 16h
Aberto ao público
Na apresentação “Salve Elas!”, Dona Micaela, interpretada pela atriz Edi Cardoso, convida para o samba Madrinha Eunice, fundadora da escola de Samba Lavapés, e a escritora e compositora Carolina Maria de Jesus, interpretadas respectivamente pelas atrizes Cida Baú e Luzia Rosa, que cantam sambas acompanhadas pela bateria do Cordão da Dona Micaela.
Cinema
ZL em curtas-metragens
Dia 19/5. Domingo, as 15h.
Retirada de ingressos 1 hora antes
A Zona Leste, como protagonista, cenário e tema, é o recorte da mostra de curtas-metragens que revela uma produção rica e diversificada. Diferentes estilos, artistas, estéticas, personagens, abordagens, temas e estéticas revelam a diversidade do audiovisual sobre a região. A mostra é formada pelos filmes:
Aquém das Nuvens
Dir: Renata Martins | Brasil | Curta- metragem – 17 min /Col. | 2010
Peripatético
Dir. Jéssica Queiróz | Brasil | Curta-metragem – 15 min. | Col. | 2017
Sem Asas
Dir. Renata Martins | Brasil | Curta-metragem – 19 min. | Col. 2019
Tereza Josefa de Jesus
Dir. Samuel Costa | Brasil | Curta-metragem – 8 min | Col. | 2021
Slam da Guilhermina: 12 anos de poesia
Dia 19/5. Domingo, as 17h.
Faixa etária: A partir de 16 anos
O Slam da Guilhermina ocorre há 12 anos em uma praça, ao lado da estação Guilhermina-Esperança, da linha vermelha do metrô, onde os poetas-slammers performam seus poemas autorais sem a utilização de acompanhamentos musicais, figurinos e adereços. Nesta edição da Virada Cultural no Sesc Belenzinho serão convidados poetas-slammers moradores da zona leste paulistana.
Ingressos
A retirada antecipada de ingressos é necessária para as ações que ocorrem em espaços fechados ou delimitados no Sesc, respeitando as capacidades de cada local. Os ingressos devem ser retirados de maneira on-line, pelo site do Sesc São Paulo ou pelo app Credencial Sesc SP, a partir das 12h do sábado, dia 18 de maio. A retirada presencial poderá ser feita nas bilheterias das unidades do Sesc a partir das 16h do sábado. Para as exibições do CineSesc, a retirada de ingressos é somente presencial, a partir das 16h do dia 18, na bilheteria da unidade.