Sesc São Paulo participa da Virada Cultural 2024 com programação gratuita em 19 unidades na capital

Sesc São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, realiza, em 19 unidades na capital paulista, uma série de atividades que integram a programação da Virada Cultural do Pertencimento 2024, entre às 18h do sábado, dia 18 de maio, e às 18h do domingo, dia 19.

As ações do Sesc na Virada Cultural acontecem nas unidades 14 Bis, 24 de MaioAvenida PaulistaBelenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Casa Verde, Centro de Pesquisa e Formação, CineSesc, Consolação, Florêncio de Abreu, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro e Vila Mariana, com opções gratuitas voltadas a diferentes faixas etárias, em áreas como MúsicaTeatroCircoDançaCinemaLiteratura, Tecnologias e Artes e Artes Visuais.

Fotografia colorida de Tom Zé por André Conti - Divulgação Sesc na Virada Cultural do Pertencimento 2024
Tom Zé | Foto: André Conti | Divulgação Sesc na Virada Cultural 2024

Destaques da programação

Dentre os shows que são destaque na programação do Sesc na Virada estão as apresentações de Tom Zé (Sesc 14 Bis), Ed Motta (Sesc 24 de Maio), Cris SNJ (Sesc Avenida Paulista), Anelis Assumpção (Sesc Belenzinho), Zélia Duncan (Sesc Bom Retiro), Fat Family (Sesc Consolação), Mato Seco (Sesc Interlagos), Francisco, El Hombre (Sesc Itaquera), Mariene de Castro e Roberto Mendes (Sesc Pinheiros) e Funk Como Le Gusta (Sesc Pompeia), entre outros.

Fotografia colorida de Mato Seco por Diogo França - @difgomez - Sesc na Virada Cultura do Pertencimento 2024
Mato Seco | Foto: Diogo França – @difgomez

Apresentações, vivências e exibições voltadas às crianças compõem também a programação do Sesc na Virada. Entre as atrações, a vivência Luderê (Sesc Vila Mariana), um espaço afrolúdico onde bebês têm contato com materiais diversos para livre exploração sensorial e sonora.

O público poderá aproveitar a Virada também para visitar algumas das exposições em cartaz nas unidades do Sesc, como Novo Poder: passabilidade (Sesc Avenida Paulista), do artista Maxwell Alexandre; Um Defeito de Cor (Sesc Pinheiros), inspirada no livro homônimo de Ana Maria Gonçalves; Quase Circo – Carmela Gross (Sesc Pompeia); e a instalação A Árvore-Escola (Sesc Santana), do Grupo Contrafilé. No Sesc 24 de Maio, o público confere a 8ª edição da Printa-Feira, evento dedicado à arte impressa autoral e a publicações alternativas e independentes.

A programação de espetáculos de teatro, dança e circo do Sesc na Virada inclui sessões da peça Lótus (Sesc Ipiranga), de Danielle Anatólio; a montagem que celebra os 45 anos do Grupo TAPA para Tio Vânia (Sesc Santana), de Tchekov; Le Bizu (Sesc Santo Amaro), com a Clarin Cia. de Dança; Primeiro Hamlet (Sesc Vila Mariana), dirigida por Gabriel Villela; e TrabalhaDORES, com a Zózima Trupe (Sesc Florêncio de Abreu).

Para amantes do cinema, no CineSesc, acontece a Virada Vampiresca, com exibições de filmes como Entrevista com Vampiro (EUA, 1994); M, o Vampiro de Dusseldorf (Alemanha, 1931) com trilha ao vivo de Boss in Drama; Nosferatu – O Vampiro da Noite (França, 1979); e Deixa Ela Entrar (Suécia, 2008). E, no Sesc Itaquera, a exibição do clássico do cinema nacional Lisbela e o Prisioneiro (2003) com trilha sonora executada ao vivo.

Ações nas futuras instalações do Sesc na Praça Ramos de Azevedo

Durante a Virada Cultural, uma série de atividades gratuitas na área externa e fachada do edifício João Brícola – localizado na Praça Ramos de Azevedo, 131 – marcam as primeiras ativações do local, que passa por um processo de requalificação para abrigar futuras instalações do Sesc São Paulo no centro da cidade. Entre as atrações, Calçada Digital, uma obra audiovisual multitelas dos artistas Bianca Turner, Bijari, Bretas, Daniel Lima e Ocovisual; o espetáculo circense Construtores, do Coletivo Vertigem; e uma apresentação musical do grupo de hip-hop Senzala Hi-Tech.

Ocasiões como a Virada Cultural reforçam o sentimento de pertencimento da população em relação à cidade, seus espaços públicos e equipamentos culturais, por meio da oferta gratuita de atrações artísticas em diferentes linguagens.

“Esta parceria do Sesc com a prefeitura municipal, portanto, dialoga diretamente com a ação regular da instituição que, cotidianamente, disponibiliza ao público prioritário e à sociedade em geral uma ampla programação sociocultural e de lazer a preços subsidiados ou mesmo gratuita, em ambientes acolhedores”, afirma Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.

Ingressos

A retirada antecipada de ingressos é necessária para as ações que ocorrem em espaços fechados ou delimitados no Sesc, respeitando as capacidades de cada local. Os ingressos devem ser retirados de maneira on-line, pelo site do Sesc São Paulo ou pelo app Credencial Sesc SP, a partir das 12h do sábado, dia 18 de maio. A retirada presencial poderá ser feita nas bilheterias das unidades do Sesc a partir das 16h do sábado.

Para as exibições do CineSesc, a retirada de ingressos é somente presencial, a partir das 16h do dia 18, na bilheteria da unidade.

Outras informações podem ser obtidas em sescsp.org.br/sescnavirada