Quarta edição do Smorgasburg Brasil terá tributo à Amy Winehouse eleito como o melhor do mundo

Além do tributo Amy Reggaehouse, o Music Stage Smorgas terá apresentações de Bia Negri, Adora, o DJ Thomaz Sarquis e os grupos DEEJAZZ e Jazz no Limoeiro.

Com programação gratuita, a quarta edição do evento acontece nos dias 20 e 21 de julho, no entorno do Obelisco do Ibirapuera. Ingressos gratuitos já estão disponíveis.

Nos dias 20 e 21 de julho, o Smorgasburg, maior festival de gastronomia criativa do mundo, volta a ocupar o entorno do Obelisco do Ibirapuera para sua quarta edição. O evento é conhecido por oferecer uma experiência cultural e gastronômica completa e inovadora, combinada com performances musicais direto do Music Stage Smorgas. Entre os destaques deste ano, está a participação especial da cantora e compositora Clariana, que apresentará o tributo Amy Reggaehouse, uma celebração do legado de Amy Winehouse. 

Fotografia em preto e branco da cantora Clariana para divulgação do tributo a Amy Winehouse - Smorgasburg Brasil 2024 - Divulgação
Clariana | Foto: Divulgação Smorgasburg Brasil 2024

Este show foi eleito o melhor tributo do mundo à cantora em 2020, pelo The Winehouse Awards 2020, premiação internacional apresentada pela Amy Winehouse Family e Tropico Winehouse. Além dela, o festival contará com performances de Bia NegriAdoraDJ Thomaz Sarquis, e os grupos DEEJAZZ e Jazz no Limoeiro. Os ingressos são gratuitos e já estão disponíveis no link na bio do Instagram smorgasburgbrasil.

Além da curadoria dedicada a investigar nomes emergentes e potentes que dialogam com a cultura novaiorquina, o festival deste ano também traz outras novidades. Ao lado do tradicional SmorgasBar, o evento inaugura o SmorgasWine, um wine bar único com vinhos naturais, e abrigará também uma combinação de experiências sustentáveis que, com sua proposta de ocupação cultural do espaço público e cuidado com a cidade, receberão o nome-expressão Smorgasbility.

Programação musical

A abertura do Music Stage Smorgas no sábado ficará sob o comando da DEEJAZZ, grupo de cinco músicos e amigos paulistanos que apresentam suas influências do hip hop com o jazz, em uma sonoridade única e autêntica, com repertório passando por Mac Miller, Beyoncé, Racionais e Tupac.

Logo em seguida subirá ao palco o grupo Jazz no Limoeiro, projeto de resistência cultural criado em 2014 por Binho Luthier e que costuma se exibir na calçada da tradicional Rua Teodoro Sampaio em frente às lojas de instrumentos musicais, reduto de músicos de todos os gêneros.

No fim da tarde, acontecerá a tão aguardada estreia em São Paulo de Amy Reggaehouse, premiado tributo à eterna diva do soul e do jazz liderado por Clariana, voz potente da Bahia.

Fechando a noite o DJ Thomaz Sarquis, nome frequente na Heavy House, conhecido por sua versatilidade de gêneros, criatividade nas mixagens e troca energética constante com o público, apresentará um repertório que passeia pelo underground, house e pop internacional.

No domingo, o dia começará com a cantora e atriz paulistana Bia Negri, juntamente com o acompanhamento de um piano, apresentando seu repertório de jazz blues com clássicos consagrados por vozes como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday.

Na sequência será a vez de Adora, cantora, compositora e atriz carioca que navega pelo universo do POP, eletrônico, e R&B, e acumula mais de 200 milhões de streams em suas músicas, trazendo para São Paulo seu dançante show que acaba de ser destaque no BLUE Note do Rio de Janeiro.

Para fechar a tarde e noite de domingo, o festival terá um bis do Tributo a Amy Winehouse com Clariana e a banda Amy Winehouse, seguido de Thomaz Sarquis.

“Nós cruzamos o ano de ouvidos atentos a muito do que acontece na cena musical fora do que já é mainstream. Depois, temos a tarefa de escolher os artistas que queremos revelar e potencializar através  do Smorgas. É uma responsabilidade mas um grande prazer. Em 2024, conseguimos combinar divas do jazz e do soul com as vozes e instrumentos das ruas. Nova York e São Paulo vão se encontrar no palco do Smorgas “, afirma Rogério Zéhead do Smorgasburg Brasil.

Com realização da Pipoca, coletivo de impacto cultural que desenvolve projetos para pessoas, marcas e cidades, o Smorgasburg chegou ao Brasil em 2019. Criado em Nova York, já passou por Miami, Los Angeles, Tóquio, Osaka, Saitama e Toronto. Nesta edição, em São Paulo, o público poderá vivenciar muitas experiências ocorrendo ao mesmo tempo, além das mais de 300  inovações gastronômicas e mixologia experimental.

Assim como nas edições anteriores, este ano o Smorgasburg trará uma variedade de operações gastronômicas inovadoras, para proporcionar uma experiência inesquecível ao público, reunindo os famosos Ramen Burguer, criado pelo Vinil Burger, o Choripolvo, do Notorius Fish e o Hambúrguer de Raclete, do Stunt Burger. Mais dez destaques de 2024 serão anunciados no mês de julho.

Integrante do calendário oficial da cidade e da Prefeitura de São Paulo, o evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Turismo, além da Secretaria Municipal das Subprefeituras e da Subprefeitura da Vila Mariana.

Serviço

Local: Obelisco do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque do Ibirapuera, São Paulo – SP)
Data: 20 e 21 de julho
Horário: das 11:00 às 19:30
Ingressos: Entrada gratuita mediante apresentação dos ingressos

Retirada de ingressos no link da bio (até quatro por CPF): aqui

Classificação indicativa: Livre

Capacidade: 100 mil pessoas

Mais Informações: smorgasburgbrasil

SOBRE A PIPOCA:

Criada, oficialmente, em 2011, a Pipoca é uma plataforma de impacto cultural para pessoas, marcas e cidades, que busca tornar os centros urbanos melhores para se viver. Propomos uma integração genuína entre marcas, arte, pessoas e espaço público. No carnaval, somos a principal plataforma realizadora de eventos e ativações de rua do país, funcionando como uma agência especializada em carnaval de rua para criar planejamento para marcas no Brasil.

Produzimos blocos proprietários em sociedade com artistas e apoiamos dezenas de outros blocos espalhados nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Olinda (PE) e Belo Horizonte (MG). A Pipoca é também a gestora da comunidade e do evento Smorgasburg Brasil focado em inovações de gastronomia de rua, que reuniu mais de 100 mil pessoas em sua primeira edição em 2019.