Solar Fábio Prado recebe o grupo ‘Fios de Choro’ em comemoração aos 470 anos de São Paulo

Solar Fábio Prado, instituição paulistana administrada pela Fundação Padre Anchieta, receberá no dia 25 de janeiro, a partir das 11h, o evento Chorinho no Solar. Haverá uma apresentação do grupo ‘Fios de Choro’ em homenagem ao aniversário de 470 anos de São Paulo.

Fotografia colorida do grupo Fios de Choro por Thamires Mulatinho - Solar Fábio Prado
Fios de Choro por Thamires Mulatinho – Divulgação Solar Fábio Prado

“Popular” é o nome do terceiro álbum do quarteto Fios de Choro e também de seu novo espetáculo. Tocando em pé e com bastante descontração, o show traz obras autorais que mostram toda a força, alegria e poder que a música brasileira tem. O evento contará com a participação especial de Morgana Moreno na flauta, além dos integrantes fixos: Wanessa Dourado no violino e rabeca, João Pellegrini no violão 7 cordas, Igor Nikolai no cavaquinho e Allan Gaia Pio no pandeiro.

O choro, gênero musical originado no século XIX e que mescla influências afro-brasileiras e europeias, encontra sua expressão autêntica nas movimentadas ruas de São Paulo.

À medida que a cidade celebra seus 470 anos, uma homenagem musical destaca a profunda ligação entre São Paulo e o choro. Nas rodas de choro, bares tradicionais e palcos improvisados, músicos paulistanos preservam e inovam, refletindo a diversidade cultural da metrópole. O concerto não apenas celebra a história da cidade, mas também reverencia a rica tapeçaria cultural do choro, uma sinfonia única que ecoa pela história e contemporaneidade de São Paulo.

A apresentação é gratuita e livre para todas as idades. O evento é realizado pelo Solar Fábio Prado e pela TV Cultura e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e das rádios Cultura FM e Cultura Brasil.

Sobre o grupo Fios de Choro

Fios de Choro surgiu em 2015 a partir do encontro de jovens músicos que iniciavam seus estudos no Choro. Com o desenvolver do trabalho, o grupo sentiu a necessidade de expandir sua linguagem, culminando em duas viagens de pesquisa em Pernambuco, o que resultou em uma sonoridade mais quente e viva, na integração do frevo ao repertório e em novas influências com os ritmos tradicionais da região como o Forró de Rabeca, Cavalo-Marinho, Maracatu e Ciranda. O quarteto já se apresentou em importantes casas e eventos do circuito cultural paulista como Instrumental SESC Brasil, Casa de Francisca, Virada Cultural, Sesc São Caetano, Teatro Arthur Azevedo, entre outros.

Serviço:

Chorinho no Solar – comemoração aos 470 anos de São Paulo, com o grupo ‘Fios de Choro’

Data: 25 de janeiro, às 11h

Local: Solar Fábio Prado – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano – São Paulo, SP.
Entrada gratuita
Mediante capacidade do espaço | 250 pessoas

Bicicletário com 20 vagas