Vitória Régia no Sesc Pompeia: no ano em que Tim Maia completaria 80 anos, a lendária banda que acompanhou o “Síndico” por 22 anos apresentou sucessos de sua carreira pela voz das cantoras Sandra Sá e Késia. Desde o início de sua carreira, Tim Maia fez questão de estar na companhia de quem sabia dar “conta do recado”.

E além de mandar ver naquele café de sempre, eu ainda acompanhei o show inteiro, e que show, de uma homenagem incrível ao ilustre Tim. Mas vou deixar as fotos falarem por si e falar um pouco sobre a banda em textos retirados do site deles e do conteúdo divulgado pelo Sesc.

Foi no ano de 1974, após um ensaio com músicos Dom Pi e Paulinho Guitarra na sede oficial situada à ladeira Vitória Régia 165, que surgiu a ideia para que Tim batizasse a banda com o endereço onde diariamente realizavam suas sessões de alquimia sonora.

O cantor adorou a sugestão, pois além da grande sacada de aproveitar o nome da rua, também agradava a sua já presente consciência ecológica a associação da banda à “estrela das águas” da Amazônia.

Sobre a banda:
Tudo começou na ladeira Vitória Régia, na Lagoa Rodrigo de Freitas, bairro nobre do Rio de Janeiro. Ladeira acima, músicos da mais nobre linhagem brasileira subiam para os ensaios diários com o “síndico” Tim Maia.
Lá, além da excelente música que todo o Brasil conheceu e aplaudiu de pé, entre uma sessão e outra de canções antológicas, Tim deixava clara a sua posição contrária diante das relações estabelecidas pelas gigantes do mercado fonográfico com os artistas tupiniquins.

Deixava clara também a importância que via na necessidade de que seus músicos fossem completos, executando com virtuose instrumental os arranjos concebidos e, além disso, cantando e encarando o público sempre de frente, sorriso nos olhos e na alma.

Controvérsias à parte, o legado plantado naquelas tardes, noites e madrugadas floresceu muito além da ausência que todos sentimos com a despedida de, sem dúvidas, um dos maiores expoentes da soul music brasileira.

A Vitória Régia continuou. Com toda a alegria e imensa musicalidade que ouvimos ao longo desses muitos anos de vida. Impossível não fazer referências e reverências ao Tim. Nos shows, o repertório da banda é recheado de sucessos com todo o swing que quem conhece espera.


