Mairiporã será palco de uma verdadeira maratona cultural nos próximos dias 17 e 18 de setembro. A Virada SP, com gestão da Amigos da Arte,  chega à cidade com mais de 20 apresentações da cena artística nacional, entre eles Almir Sater, Marcelo Jeneci e o Teatro Mágico. O evento totalmente gratuito acontece durante 24 horas consecutivas e confere a Mairiporã, assim como aos outros 21 municípios contemplados pela ação, o título de capital estadual da cultura de 2022.

Foto: Guilherme Leite

A programação será aberta ao público e  distribuída por quatro locais da cidade: Espaço de Eventos Paulo Amaury Serralvo, o Parque Linear e o Auditório Fábio Taneno.

“A Virada SP tem como premissa proporcionar ao público experiências culturais com os mais diferentes estilos, e quando esse em encontro com a cultura local acontece é ainda mais enriquecedor. A Amigos da Arte trabalha com foco na promoção e democratização da cultura”, comenta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

O evento reúne diversas linguagens artísticas como música, teatro e batalha de MCs. São destaques também da programação Vitão, o rapper Rincon Sapiência e  Rappin’Hood,  que convida para o palco Banda Marcial de Mairiporã Tia Emília, fanfarra municipal da qual fez parte. Integram ainda a Virada SP Mairiporã, o monólogo teatral Hamlet:16×8 e os Jogos do Mundo, disponível  durante as 24 horas de duração do evento na Casa da Cultura.

Foto: Divulgação

Lucinha Turnbull, que já foi dupla de Rita Lee e é uma das primeiras mulheres guitarristas do Brasil, acompanhada de Luiz Thunderbird fazem um show em clima de velhos amigos. Sérgio Dias, lendário guitarrista d’Os Mutantes,  está na programação apresentando seu show solo no auditório Fábio Taneno.

Mairiporã é o sexto município a receber a Virada SP este ano. No começo de agosto, Adamantina e Ubarana inauguraram o evento que este ano voltou ao formato presencial, depois de dois anos realizados virtualmente em função do isolamento imposto pela pandemia.

“A Virada SP Mairiporã vem para celebrar o grande momento que vive a cultura de nossa cidade. Em 2022 inauguramos a primeira Casa da Cultura, conseguimos trazer o Projeto Guri, implantamos o programa permanente de Oficinas Culturais, valorizamos nossos artistas e trabalhadores da cultura, e a formação de público para as artes está a todo vapor,” Ricardo Massonetto, secretário de Cultura de Mairiporã.

Todas as 22 cidades foram selecionadas por chamamento público, realizado pelo governo do Estado de São Paulo.

Virada SP

A Virada SP é uma maratona de arte e cultura com apresentações de linguagens variadas realizadas por artistas e grupos consagrados regional, nacional e internacionalmente. As atividades acontecem durante 24 horas consecutivas em espaços públicos e privados. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público. Em 2020 e 2021, o evento assumiu o formato virtual, em função do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, mas manteve a parceria com cidades selecionadas, sempre por meio de chamadas públicas.

Este ano, a Virada SP volta ao modo presencial e, como nas edições anteriores, dá o título de Capital Cultural do Estado de São Paulo aos 22 municípios escolhidos –Adamantina, Iguape, Ilha Solteira, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana, Botucatu, Mairiporã, Registro, Santa Bárbara d´Oeste, Votuporanga, Itapevi, Santos, Bertioga, Itanhaém e São Sebastião, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos e Indaiatuba. As cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Ubarana, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna, Adamantina e São Sebastião participam de forma inédita do evento.

Além de fomentar e democratizar o acesso à cultura, a Virada SP, parte do programa #JuntosPelaCultura, é um grande incentivador da arte local que une estado, prefeituras e segmentos artísticos a fim de desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões do estado.

A Virada SP de 2022 tem um investimento de R$ 15,7 milhões, orçamento recorde na história das Viradas pelo Governo do Estado. A previsão é que, mais uma vez,  o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes.

Programação

(Todos os eventos na madrugada acontecem do sábado para o domingo)

Espaço de Eventos Paulo Amaury Serralvo – Estrada do Rio Acima, 100

Palco 1

18h O Teatro Mágico

20h30 Vitão

23h Rappin’Hood convida Banda Marcial de Mairiporã Tia Emília

1h30 Rincon Sapiência

3h40 Calefação Tropicaos

10h Trupe Trupé (infantil)

12h30 Raíces de América

15h Marcelo Jeneci

17h30 Almir Sater

Palco 2

19h30 Água de Netuno

22h Renan Fox

0h30 Djotana Aka Siba Carvalho

2h40 Di Repente

9h Sinergia

11h Projeto R.O.Z.A

14h Grupo Cantareira

16h30 Eduardo Gudin

19h Cumbia Calavera

Praça – Parque Linear – Avenida Nipo Brasileira próximo à Rodoviária

Sábado

14h às 18h Ocupação Itinero Grapho

14h às 20h Dj ́s – Kombi da Virada

Domingo

14h às 18h Ocupação Itinero Grapho

15h Theatro Misterioso – Cia Mevitevendo

16h DJ Ajamu – Kombi da Virada

18h Batalha Na Quadra – Kombi da Virada

Casa de Cultura – Parque Linear – Avenida Nipo Brasileira, 60

 18h às 18h Jogos do Mundo

Auditório Fábio Tarreno – Avenida Tabelião Passarella, 850 – Centro

19h Terreno Baldio

22h Thunder and Turnbull

1h Sergio Dias

11h André Geraissati

16h Hamlet: 16×8 (Teatro)