Em sua oitava edição, Women’s Music Event promove visibilidade para artistas do Norte e Nordeste do país com convidadas como Duda Beat, Aíla, DJ Miss Tacacá e Josyara

Evento voltado ao protagonismo feminino no mundo da música tem como uma de suas características principais a curadoria interregional, priorizando artistas de estados muitas vezes esquecidos por esse setor.

Duda Beat, Aíla, Josyara, Julinha Linhares, Ana Garcia, Ana Morena, Luciana Simões, entre outras representantes do NE e N, integram a programação de shows e mesas do evento.

A oitava edição do Women’s Music Event (WME), que ocorrerá entre os dias 20 e 23 de junho, na Biblioteca Mário de Andrade, na Heavy House, na Praça Dom José Gaspar e na Casa Natura Musical, é marcada, entre outras coisas, pelo destaque dado a convidadas das regiões Norte e Nordeste do país, muitas vezes esquecidas e não valorizadas em eventos de música por todo o país.

Como destaque da curadoria plural, as DJs Miss Tacacá (Belém/Pará) e Carol Tucuju (Macapá/Amapá) estarão nos happy hours do WME apresentados por Heineken na sexta e no sábado. Convidadas, como Aíla, também do Pará, além de Josyara, de Juazeiro, na Bahia, e Juliana Linhares, de Natal, Rio Grande do Norte, marcam presença em mesas da conferência.

Fotografia colorida de DJ Miss Tacacá - Divulgação Womens Music Event
DJ Miss Tacacá – Divulgação Womens Music Event

Aíla é uma voz proeminente do pop amazônico, atuando como cantora, compositora e diretora artística. Sua música combina influências do Pará e do mundo, abordando questões de gênero e feminismo. Recentemente ela pautou o debate sobre a falta de artistas nortistas nos line-ups Brasil afora.

Sempre atento ao movimento musical de todas as regiões do país, o WME a convidou para encabeçar o WME Shorts “Nortear”, um talk de 30 minutos que irá focar na relevância musical da região Norte brasileiro versus o apagamento em grandes eventos culturais.

A baiana Josyara irá conduzir uma oficina de composição de letras e arranjos apresentada pela UBC, União Brasileira dos Compositores, uma das marcas patrocinadoras do WME. Nesta agenda, que permite a prática das participantes, o viés cultural também é repassado, mostrando referências da artista, incentivando a troca de técnicas e estilos.

Para uma das fundadoras do WME, Claudia Assef, a inclusão e a valorização das artistas e dos ritmos do Norte e Nordeste são um passo fundamental para a diversificação e o enriquecimento da cena musical brasileira.

“Queremos que todas as vozes sejam ouvidas e que a riqueza cultural de todas as regiões do Brasil seja reconhecida e celebrada, principalmente olhando para essa descentralização do eixo Rio-São Paulo, sempre privilegiado também na área da música. Este ano, estamos especialmente focadas em proporcionar um espaço para que as artistas potentes possam brilhar e influenciar ainda mais a música nacional”.

Além das mesas, Juliana Linhares e Josyara cantam juntas em apresentação gratuita na Praça Dom José Gaspar no Centro de São Paulo na sexta-feira, dia 20. Na mesa sobre o futuro dos festivais, Ana Morena, do Festival DoSol, de Natal (Rio Grande do Norte) e Ana Garcia, do Coquetel Molotov, de Recife (Pernambuco) dão suas contribuições sobre o assunto.

Duda Beat, também do Recife, conversa com a jornalista Sarah Oliveira sobre seu novo álbum Tara e Tal (2024). Carol Tucuju, do Amapá, irá fechar o sábado, dia 21, com sua apresentação durante o happy hour da Heineken.​ ‍​

Fotografia colorida de Duda Beat durante show no Espaço Unimed - por Diogo França - @difgomez
Duda Beat | Foto: Diogo França – @difgomez

Sobre o WME:

O Women’s Music Event (WME) é uma plataforma de música, negócios e tecnologia criada para aumentar o protagonismo da mulher na indústria da música. Idealizada por Claudia Assef e Monique Dardenne em 2016, a plataforma estreou em março de 2017 com o maior encontro de mulheres da indústria da música em São Paulo, atraindo mais de 1 mil pessoas em painéis de debate, workshops, shows e festas. Desde então, já realizou sete edições do WME.

Além do encontro, acontece anualmente a WME Awards by Music2!, premiação desmembrada em três frentes: categoria voto popular, categoria voto técnico e homenageadas pelo conjunto de sua obra. Como desdobramentos, o WME lançou em 2019 seu aplicativo Cadastro de Profissionais e em 2021 o Selo Igual.

Women’s Music Event (WME) – 8ª Edição

Data: 20 a 23 de junho

Programação: será anunciada em breve

Locais: Heavy House, Biblioteca Mário de Andrade, Praça Dom José Gaspar e Casa Natura, em São Paulo.

Investimento: ingressos a partir de R$ 60,00 para programação na Biblioteca Mário de Andrade. Passaporte Completo: R$ 140,00 + taxas. Ingressos disponíveis na plataforma Sympla

Programação gratuita: Shows e programação na Praça Dom José Gaspar, Heavy House e Casa Natura Musical.